Alguém já parou para pensar a respeito da faixa de temperatura de funcionamento de um motor?
Normalmente, quando trocamos o
óleo das nossas motos, mandamos colocar o óleo especificado pelo fabricante.
Este é sem dúvida o procedimento mais correto que devemos realizar, pois é o
fabricante quem testou exaustivamente e certificou o motor da nossa moto.
Voltando a falar de faixa de temperatura de utilização de um motor, a gente pode questionar como o mesmo óleo poderá atender às necessidades de lubrificação de um motor que opera em regiões de baixa temperatura, como por exemplo na Serra Catarinense, e também na cidade de Teresina – PI? E se você resolver viajar de moto para Ushuaia em pleno inverno? Será que este mesmo óleo utilizado e recomendado para o Brasil poderá ser utilizado na cidade considerada “fin del mundo”?
Vamos entender isso!
Por intermédio do gráfico abaixo, podemos ter uma ideia da faixa de temperatura recomendada para óleos lubrificantes multiviscosos para motores.
Assim, verificamos que um lubrificante SAE 20W50 atenderá corretamente as necessidades de operação de um motor, desde -7ºC até aquelas superiores a 40ºC de temperatura ambiente.
Agora, qual a vantagem de se ter um óleo 5W no motor se não vamos rodar com temperatura de -29ºC por exemplo? Como este óleo é mais “fino” do que um 20W, ele vai, principalmente nas partidas a frio, lubrificar mais rapidamente o seu motor e proporcionar um menor desgaste. Lembre-se sempre que óleos mais grossos dificultam as partidas a frio!
Temos que entender que mais de 75% do desgaste do motor se dá durante a partida. Sendo assim, utilizando lubrificantes mais “finos” o processo de lubrificação dos componentes do motor é mais eficiente, diminuindo o desgaste e o consumo de combustível.
É por isso que hoje quase todos os fabricantes estão recomendando a utilização de lubrificantes com valores de viscosidade baixa antes do W (winter)!
Voltando a falar de faixa de temperatura de utilização de um motor, a gente pode questionar como o mesmo óleo poderá atender às necessidades de lubrificação de um motor que opera em regiões de baixa temperatura, como por exemplo na Serra Catarinense, e também na cidade de Teresina – PI? E se você resolver viajar de moto para Ushuaia em pleno inverno? Será que este mesmo óleo utilizado e recomendado para o Brasil poderá ser utilizado na cidade considerada “fin del mundo”?
Vamos entender isso!
Por intermédio do gráfico abaixo, podemos ter uma ideia da faixa de temperatura recomendada para óleos lubrificantes multiviscosos para motores.
Assim, verificamos que um lubrificante SAE 20W50 atenderá corretamente as necessidades de operação de um motor, desde -7ºC até aquelas superiores a 40ºC de temperatura ambiente.
Agora, qual a vantagem de se ter um óleo 5W no motor se não vamos rodar com temperatura de -29ºC por exemplo? Como este óleo é mais “fino” do que um 20W, ele vai, principalmente nas partidas a frio, lubrificar mais rapidamente o seu motor e proporcionar um menor desgaste. Lembre-se sempre que óleos mais grossos dificultam as partidas a frio!
Temos que entender que mais de 75% do desgaste do motor se dá durante a partida. Sendo assim, utilizando lubrificantes mais “finos” o processo de lubrificação dos componentes do motor é mais eficiente, diminuindo o desgaste e o consumo de combustível.
É por isso que hoje quase todos os fabricantes estão recomendando a utilização de lubrificantes com valores de viscosidade baixa antes do W (winter)!
No geral, os motores possuem uma
temperatura ideal / operacional de funcionamento (+ 95ºC). É nesta
temperatura que eles se tornam mais eficientes e sofrem menos desgastes, desde
que estejam utilizando um óleo lubrificante de boa qualidade.
Assim, evite sempre levar ao alto desempenho o motor da sua moto sem que ela esteja próximo à sua temperatura operacional de funcionamento. Rotações altas com motor ainda frio elevam o desgaste e ocasionam uma diminuição da vida útil do motor.
Ao pensar sobre a faixa de temperatura ambiente de operação de um motor, conforme tabela abaixo, saiba que, embora o manual da sua moto muitas das vezes venha a recomendar diferentes tipos de óleos multiviscosos, faça sempre a opção por aquele que tenha o menor número antes do W e que seja, preferencialmente, de base sintética, pois possuem maior aditivação, o que se traduz em melhor qualidade deste produto.
Assim, evite sempre levar ao alto desempenho o motor da sua moto sem que ela esteja próximo à sua temperatura operacional de funcionamento. Rotações altas com motor ainda frio elevam o desgaste e ocasionam uma diminuição da vida útil do motor.
Ao pensar sobre a faixa de temperatura ambiente de operação de um motor, conforme tabela abaixo, saiba que, embora o manual da sua moto muitas das vezes venha a recomendar diferentes tipos de óleos multiviscosos, faça sempre a opção por aquele que tenha o menor número antes do W e que seja, preferencialmente, de base sintética, pois possuem maior aditivação, o que se traduz em melhor qualidade deste produto.
Classes de viscosidade
autorizadas recomendadas para a BMW R1200GS ano 2011
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SAE 5 W- ≥30
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-20...20 °C, Funcionamento a temperaturas
baixas
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SAE 10 W-40
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-10...30 °C, Funcionamento a temperaturas
moderadas
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SAE 15 W- ≥40
|
≥0 °C
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SAE 20 W- ≥40
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≥0 °C
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SAE 5 W- ≥50
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≥-20 °C, Óleos sintéticos e de primeira
qualidade, funcionamento a todas as temperaturas
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SAE 10 W- ≥50
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≥-20 °C, Óleos sintéticos e de primeira
qualidade, funcionamento a todas as temperaturas
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