quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como pilotar em um grupo de motocicleta; 8 dicas práticas



Há algum tempo atrás, conversando com alguns amigos, fiquei surpreso ao me falarem sobre as dificuldades que eles sentiam ao se deslocarem de moto com outras pessoas. Eram coisas que eu não tinha nem imaginado, pois, pertencendo a um moto grupo, já estava bem habituado a esta situação.
Alguns falavam do desconforto e até medo de andar próximos a outras motos e lamentavam este sentimento, pois nada mais agradável do que ir passear com amigos!
Atualmente, com a escalada de violência no Brasil, andar em grupo tem sido mandatório para nós motociclistas. Mas, para isso, algumas regras de conduta devem ser observadas, evitando qualquer desconforto e aumentando em muito a segurança em deslocamentos de motos em grupos.
Com isto, é muito importante que todos os integrantes de um grupo de motos conheçam algumas dicas de como se portar em um deslocamento.

1- Chegue na hora combinada
Se foi combinado um horário de saída, procure cumpri-lo. Lembre-se de cumprimentar todos os amigos que participarão do passeio. Aproveite o prazer da convivência com outros motociclistas!

2- Chegada com o tanque cheio.
Uma das coisas que mais incomoda num deslocamento de um grupo de moto e ter que parar para abastecer, pois alguém não encheu o tanque da sua moto. Chegue para o passeio com o tanque cheio de gasolina!
Para facilitar, marque, sempre que possível, o ponto de encontro para saída do passeio em um posto de gasolina. Lá, fica fácil verificar a sua moto (calibragem dos pneus, abastecimento e óleo do motor), além de tirar a “água do seu joelho”!

3- Procedimentos em rota.
Quem for liderar o grupamento, na hora marcada, deve realizar um brifim, onde vai dar as dicas do roteiro do passeio, os procedimentos nos postos de pedágio, velocidade de deslocamento, dicas de estacionamento no local de destino e, principalmente, os comentários a respeito de panes e emergências. Ao término do brifim, é se equipar e dar partida nos motores!

4- Deslocamento em formação.
Durante os deslocamentos, os integrantes deverão permanecer defasados uns dos outros e a uma distância segura entre as motos, normalmente um intervalo de 5 segundos.
Maior segurança e visualização
Não faça ziguezague! Só troque o lado da pista se o motociclista da frente efetuar a troca e sempre sinalizando o que irá fazer. 
Todos devem estar na mesma pista, a moto a sua frente em uma lateral e você na lateral oposta.
Mantenha sempre a sua posição
A regra estabelece que a distância de segurança entre dois veículos deve ser aquele que permite parar em caso de travagem brusca, sem colidir com o veículo à frente.
Por exemplo: asfalto seco a uma velocidade de 120 km/h precisaria aproximadamente de 150m para parar.
Em uma posição defasada em relação a moto à sua frente, temos uma maior visibilidade para ver a estrada e ainda deixamos um espaço de segurança para a parada ou desaceleração da moto à sua retaguarda!

5- Níveis de experiência.
A experiência em relação ao motociclismo é muito importante. O líder de um grupamento deve ser sempre um dos mais experientes. Aqueles com menor experiência deverão ficar loco atrás do líder, como forma de assimilar a sua condução. Os demais poderão ficar por último, pois terão condições de ajudar aqueles que estão à sua frente sem maiores transtornos.
Seguindo este raciocínio, vemos que aquele que fecha o grupo de deslocamento também deve ser um motociclista de larga experiência!

6- Sinais básicos de comunicação.
Não há nada mais absurdo do que tentar falar com um companheiro de viagem com o capacete e o motor ligado. Assim, devem ser combinados os sinais visuais que serão utilizados nos deslocamentos. Isto antecipa reações e aumenta consideravelmente a segurança de todo o grupo!

7- Velocidade.
É muito importante respeitarmos os limites de velocidade de uma rodovia, mas mais importante é respeitarmos os limites de capacidade de pilotagem dos integrantes de um grupo de moto. O líder do grupo tem que saber o limite dos participantes e adequar a condução do grupo para que todos possam se deslocar com absoluta segurança.

8- Coloque o sistema de volta para casa.
Mesmo diante da descontração de um passeio, ele só acaba com a sua chegada em segurança em casa. Assim, aplique todas essas dicas tanto na ida como no retorno!


Viajar de moto é muito bom e viajar com um grupo de amigos é muito melhor. Mas tudo isto deve ser realizado com muito prazer e segurança. Siga sempre essas dicas e aproveite ao máximo o prazer que você pode desfrutar em cima de uma moto.