sexta-feira, 17 de maio de 2013

17 de maio de 2013 - de Madri para Fuente Dé


Rodamos 478km, de Madri até Fuente Dé, passando por Segóvia e Potes.

Procuramos sair cedo de Madri, para evitar o pesado trânsito da capital. Pegamos uma estrada secundária em direção a Segóvia. Como não conseguimos ir a esta cidade, na ida para Madri, resolvemos dar uma parada em Segóvia para ver os aquedutos Romanos na ida para Fuente Dé.

Na subida da serra para Segóvia, a temperatura começou a baixar e, ao chegar a 1.600mts,  estava em -0,5º C, e a chuva que nos acompanhava desde Madri, se transformou em neve. A paisagem já estava super branca  e ficou mais ainda com a grande quantidade de neve que estava caindo. Em certa hora, paramos para curtir um pouco a neve. O grupo  ficou  preocupado, pois o chão começou a ficar branco e acumular gelo. Decidimos, então, voltar em direção a Madri e abortar a ida para Segóvia. A segurança de todos estava acima do nosso desejo de conhecer aquela  cidade histórica!











Pegamos a auto estrada em direção ao Parque Picos da Europa. A temperatura estabilizou entre 5 e 10º C durante todo o percurso. A chuva diminuiu muito e, em alguns momentos, apareceu até o sol. Antes de chegar em Herrera de Pisuerga, começou a cair chuva congelada que evoluiu para granizo bem pequeno. Diminuímos muito a velocidade, pois o chão ficou branco de tanta pedrinha de gelo.

Perto de chegar a Potes, na subida da  serra, a temperatura voltou a cair, chegando a 1º C, foi quando apareceu um  restaurante com paredes de pedra, onde tomamos um chocolate quente ao lado de uma abençoada lareira. Lá conhecemos o  Sr. Frederico, um apaixonado pela cidade de Santos, batemos um excelente papo, com direito inclusive a fotos da cidade que ele havia conhecido há algum tempo.






De lá, faltavam apenas 50km para chegarmos ao Parque Picos da Europa, onde nos hospedamos no Parador Fuente Dé. Um  excelente hotel ao pé da montanha que já estava completamente nevada.

Com a temperatura, lá fora, perto de 1º C, resolvemos  fazer um queijos e vinhos no apartamento do Galdino. Eu e ele saímos do hotel e fomos a um mercado, localizado a 3km do hotel, e fizemos a festa. Muitos queijos e embutidos, regados a excelentes vinhos nacionais da região de Rioja.





Agora, é descansar e aproveitar a calefação dos quartos, pois lá fora, neva e está um frio de rachar.  Amanhã tem mais.