domingo, 30 de setembro de 2012

Wild West 2012 - Impressões Sobre Rodar de Moto nos EUA


Quero aproveitar o fechamento do nosso blog pra deixar registrada minha impressão pessoal dos EUA que já havia visitado em 1992, mas agora o fiz com outro enfoque e de maneira bem distinta da anterior.
Em 1992 estive com a Mara e meus 3 filhos durante 30 dias no estado da Flórida ficando hospedado na casa do meu irmão Cesar que residia em Gainsville, FL. Foi um mês maravilhoso quando tivemos oportunidade de conhecer a Disney e todos os seus parques, além de irmos tb a Orlando e conhecermos os parques de lá tb. Foi maravilhoso e adoramos tudo que vivenciamos àquela época.
Bem, agora foi diferente. Fomos para o lado oposto e conhecemos parte da Costa Oeste, de São Francisco a Los Angeles e parte da histórica Rota 66, de Los Angeles a Las Vegas passando pelas cidades já descritas nos diversos posts do Blog.
O sentimento continuou como o de 20 anos atrás e ainda maior:
- Que maravilha de Pais!!! Quantas belezas naturais!!!! Que parques maravilhosos!!!!
Nem vou ficar tentando manifestar todas as impressões maravilhosas que tive dos EUA novamente porque o meu texto seria demasiado longo e mesmo assim com certeza estaria esquecendo de algum importante detalhe.
O americano é um povo extremamente educado e disciplinado e ordeiro pode-se dizer assim. Muita coisa me impressionou.
TUDO, absolutamente TUDO funciona direitinho, em ordem, silenciosamente e de forma correta.
Cabe destacar alguns pontos importantes que me ressaltaram aos olhos e ao pensamento durante nossa viagem:
Foram 650 km de Van e 2.710 km de motocicleta - TODAS as estradas excelentes, com sinalização impecável, faixas bem demarcadas, placas notas 10, asfalto liso e perfeito, sem buracos ou depressões, tudo muito limpo e funcionando - NENHUM PEDÁGIO!!! Nenhuma Blitz, NENHUMA AMEAÇA, nenhuma desordem - TUDO tranquilo e nos proporcionando conforto segurança e prazer!!!
Todos os hotéis em que ficamos (e foram 10 ao todo) em ótimas condições, com funcionários educados e eficientes. Os restaurantes que frequentamos nos serviram pratos bem decorados e deliciosos, a um preço justo a meu ver e bem baratos às vezes. Atendimento sempre à altura do que necessitávamos sem discussão!!!
As cidades pelas quais passamos muito bonitas com casa de arquitetura simples e bonita, ruas limpas, sinalizações muito boas. NENHUM SEMÁFORO com lâmpadas queimadas - todos funcionando. Sinalização para os pedestres idem - todos funcionando perfeitamente. Algumas das cidades aonde chegamos em horário tarde, tivemos que sair de noite a pé para procurarmos local para jantar, pois não é que víamos o carro do Sheriff (autoridade local) circulando diversas vezes e passando por nós, transmitindo ao mesmo tempo a sensação de que estávamos sendo vigiados e protegidos por ele.
Sempre que fomos abordados por pessoas durante o passeio de moto, foi no sentido positivo, para saber de onde éramos, que viagem estávamos fazendo, pedindo uma foto (e foram várias), um aperto de mão. - NENHUMA ABORDAGEM AMEAÇADORA OU INTIMIDANTE!!!!
E os Aeroportos que conhecemos - Detroit, São Francisco, Las Vegas e Atlanta - todos maravilhosos pra resumir o que achei de todos!!!!
Após essa segundo viagem ficou uma impressão ainda maior da qualidade de vida do povo Americano que tem seus problemas, é claro, mas que nem de longe são como OS NOSSOS PROBLEMAS do Brasil, de São Paulo etc....
Penso que nossa geração e nem mesmo a de nossos filhos ou netos terá oportunidade de viver em nosso Brasil com esse estilo ou qualidade de vida como a do povo Americano, e paro pra tentar imaginar o que seria preciso pra gente conseguir atingir um nível tão alto de educação e respeito ao próximo como nos povos desenvolvidos!
Termino citando um episódio que ocorreu ao devolvermos as motos em Las Vegas e a Mara e eu fomos abordados por um dos mecânicos da Eagle Rider que ao ver nossa bandeira do Brasil nos perguntou:
- Olá, vocês são do Brasil? Eu estive agora em Londres para assistir parte das Olimpíadas porque gosto muito de Ginástica e Voley - Já estou planejando ir ao Brasil em 2016! Nunca estive no Brasil, o que vocês podem me dizer do Rio de Janeiro, tem muita violência por lá...????
Eu olhei pra Mara pensei um pouco e respondi: Fique tranquilo amigo você será muito bem recebido pelos cariocas e será uma viagem muito legal - esteja certo disso - Quanto à violência, apenas evite as regiões onde tenha morros habitados e muitas casas simples grudadas umas nas outras - isso chama-se favela - fique sempre por perto da Vila Olímpica que vai dar tudo certo...

O que você responderia?

Um abraço a toda galera que esteve conosco nesse passeio maravilhoso!!
Zico