domingo, 30 de setembro de 2012

Wild West 2012 - Impressões Sobre Rodar de Moto nos EUA


Quero aproveitar o fechamento do nosso blog pra deixar registrada minha impressão pessoal dos EUA que já havia visitado em 1992, mas agora o fiz com outro enfoque e de maneira bem distinta da anterior.
Em 1992 estive com a Mara e meus 3 filhos durante 30 dias no estado da Flórida ficando hospedado na casa do meu irmão Cesar que residia em Gainsville, FL. Foi um mês maravilhoso quando tivemos oportunidade de conhecer a Disney e todos os seus parques, além de irmos tb a Orlando e conhecermos os parques de lá tb. Foi maravilhoso e adoramos tudo que vivenciamos àquela época.
Bem, agora foi diferente. Fomos para o lado oposto e conhecemos parte da Costa Oeste, de São Francisco a Los Angeles e parte da histórica Rota 66, de Los Angeles a Las Vegas passando pelas cidades já descritas nos diversos posts do Blog.
O sentimento continuou como o de 20 anos atrás e ainda maior:
- Que maravilha de Pais!!! Quantas belezas naturais!!!! Que parques maravilhosos!!!!
Nem vou ficar tentando manifestar todas as impressões maravilhosas que tive dos EUA novamente porque o meu texto seria demasiado longo e mesmo assim com certeza estaria esquecendo de algum importante detalhe.
O americano é um povo extremamente educado e disciplinado e ordeiro pode-se dizer assim. Muita coisa me impressionou.
TUDO, absolutamente TUDO funciona direitinho, em ordem, silenciosamente e de forma correta.
Cabe destacar alguns pontos importantes que me ressaltaram aos olhos e ao pensamento durante nossa viagem:
Foram 650 km de Van e 2.710 km de motocicleta - TODAS as estradas excelentes, com sinalização impecável, faixas bem demarcadas, placas notas 10, asfalto liso e perfeito, sem buracos ou depressões, tudo muito limpo e funcionando - NENHUM PEDÁGIO!!! Nenhuma Blitz, NENHUMA AMEAÇA, nenhuma desordem - TUDO tranquilo e nos proporcionando conforto segurança e prazer!!!
Todos os hotéis em que ficamos (e foram 10 ao todo) em ótimas condições, com funcionários educados e eficientes. Os restaurantes que frequentamos nos serviram pratos bem decorados e deliciosos, a um preço justo a meu ver e bem baratos às vezes. Atendimento sempre à altura do que necessitávamos sem discussão!!!
As cidades pelas quais passamos muito bonitas com casa de arquitetura simples e bonita, ruas limpas, sinalizações muito boas. NENHUM SEMÁFORO com lâmpadas queimadas - todos funcionando. Sinalização para os pedestres idem - todos funcionando perfeitamente. Algumas das cidades aonde chegamos em horário tarde, tivemos que sair de noite a pé para procurarmos local para jantar, pois não é que víamos o carro do Sheriff (autoridade local) circulando diversas vezes e passando por nós, transmitindo ao mesmo tempo a sensação de que estávamos sendo vigiados e protegidos por ele.
Sempre que fomos abordados por pessoas durante o passeio de moto, foi no sentido positivo, para saber de onde éramos, que viagem estávamos fazendo, pedindo uma foto (e foram várias), um aperto de mão. - NENHUMA ABORDAGEM AMEAÇADORA OU INTIMIDANTE!!!!
E os Aeroportos que conhecemos - Detroit, São Francisco, Las Vegas e Atlanta - todos maravilhosos pra resumir o que achei de todos!!!!
Após essa segundo viagem ficou uma impressão ainda maior da qualidade de vida do povo Americano que tem seus problemas, é claro, mas que nem de longe são como OS NOSSOS PROBLEMAS do Brasil, de São Paulo etc....
Penso que nossa geração e nem mesmo a de nossos filhos ou netos terá oportunidade de viver em nosso Brasil com esse estilo ou qualidade de vida como a do povo Americano, e paro pra tentar imaginar o que seria preciso pra gente conseguir atingir um nível tão alto de educação e respeito ao próximo como nos povos desenvolvidos!
Termino citando um episódio que ocorreu ao devolvermos as motos em Las Vegas e a Mara e eu fomos abordados por um dos mecânicos da Eagle Rider que ao ver nossa bandeira do Brasil nos perguntou:
- Olá, vocês são do Brasil? Eu estive agora em Londres para assistir parte das Olimpíadas porque gosto muito de Ginástica e Voley - Já estou planejando ir ao Brasil em 2016! Nunca estive no Brasil, o que vocês podem me dizer do Rio de Janeiro, tem muita violência por lá...????
Eu olhei pra Mara pensei um pouco e respondi: Fique tranquilo amigo você será muito bem recebido pelos cariocas e será uma viagem muito legal - esteja certo disso - Quanto à violência, apenas evite as regiões onde tenha morros habitados e muitas casas simples grudadas umas nas outras - isso chama-se favela - fique sempre por perto da Vila Olímpica que vai dar tudo certo...

O que você responderia?

Um abraço a toda galera que esteve conosco nesse passeio maravilhoso!!
Zico







2 comentários:

  1. Caro Zico.
    Essas suas colocações são muito oportunas, pois traduzem, na essência, o que todos sentimos e comentamos em nossa viagem.
    No geral, tínhamos sempre o comentário focado na copa de 2014. O que vimos no aeroporto de Atlanta é um exemplo de como se deve receber um turista. Será que o aeroporto de Guarulhos algum dia vai apresentar um nível de conforto como aquele? Como um local que cobra a taxa de embarque mais cara do mundo pode ofertar um serviço aos seus passageiros de tão baixa qualidade? As meninas que foram ao banheiro, ao chegar no Brasil, se depararam com a sujeira e a falta de papel higiênico. Isso é apenas o básico e não estamos falando do conforto!
    Temos apenas que desejar que algum dia nossos irmãos brasileiros possam ser tratados com respeito e atenção por parte de nossos governantes e autoridades da gestão pública!
    É isso, aí! Vamos continuar curtindo a nossa viagem. Relembrando todos os momentos felizes com o nosso grupo. Foi muito bom e continua sendo, uma vez que nossa amizade foi ainda mais estreitada depois desse baita passeio!
    Abração e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Zico,

    Acredito que o que nos falta é a EDUCAÇÃO, na minha opinião a base de toda mudança.
    Temos dinheiro, tecnologia, mas enquanto não termos a educação para mudar e manter. Ficaremos muito longe do que eles conquistaram.
    Qto aos banheiros que o Luiz citou, tive a mesma experiência em 2010 e 2012 qdo chegamos ao Brasil, senti vergonha das outras mulheres que chegavam no mesmo voo mas com adifernça de serem turistas aqui. E não é por falta de condições, ainda outro dia fui aol Shopping Anália Franco e fui ao banheiro, qual não foi minha surpresa qdo percebi que a descarga era a de sensor(não é preciso por a mão), se num shopping tem por que no nosso aeroporto internacional não tem????
    Banheiro é só um exemplo é claro,rsrs

    ResponderExcluir