quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Wild West 2010 - San Francisco

As colinas, o cable car, as manhãs nebulosas, o céu azul, o vento e o sol brilhante fazem parte do cotidiano dos cerca de 800 mil moradores de San Francisco, na costa Oeste dos Estados Unidos. Embora a língua oficial seja o inglês, é fácil encontrar pessoas falando outros idiomas, afinal mais de 50% de seus habitantes são imigrantes ou têm ascendência estrangeira, principalmente mexicanos.
San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, pelo clima, pelos parques, passeios e pelas boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo - a Golden Gate Bridge.
Com tanto apelo pela diversão, é preciso gastar algum dinheiro. O custo de vida na Califórnia é um dos mais altos dos Estados Unidos. Os preços da comida, bebida, hotéis, transportes e estacionamentos não são nada filantrópicos.
Na bagagem, até os mais calorentos devem levar um casaco. O clima de San Francisco varia bruscamente num mesmo dia. Mesmo no verão, a temperatura pode cair até 9ºC, da manhã para a noite. 



Para conhecer melhor os pontos turísticos de toda a cidade, embarcamos em um ônibus de turismo de dois andares. Mais uma vez não demos sorte com a Golden Gate, as nuvens não deixaram, em compensação, o Píer 39 estava uma delícia com as suas focas, visão privilegiada da baía e de Alcatraz, além de poder fazer uma excelente refeição em um dos diversos restaurantes do local.
A visita à Chinatown é obrigatória, sendo um dos locais de maior concentração de chineses fora da China. É a oportunidade de conhecer um pouco dessa cultura milenar, além de fazer boas compras.