quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Cuidados ao se pilotar moto com gelo ou neve na pista


Durante o planejamento de uma viagem de moto, sempre procuro por períodos que fujam do calor intenso ou de temperaturas muito baixas. No geral, aprecio muito o outono ou a primavera para realizar essas viagens.
Mesmo tendo esse cuidado, numa viagem de moto no exterior, poderemos enfrentar temperaturas muito baixas. Foi assim, em 2013, quando estava na Espanha, e chegou uma frente fria. Estávamos indo de Madri para Segóvia, e a neve apareceu. Inicialmente, ficamos encantados com tamanha beleza, mas preocupados na condução de nossas motos. Afinal, não é comum ter esse tipo de experiência no Brasil!


Diante do nosso próximo projeto de explorar os Pirineus, migrando por diversos pasos entre Espanha e França, no mês de maio do próximo ano, a possibilidade de enfrentar a neve de moto volta a ser uma realidade. Serão 1.300km de muitas curvas por essa cadeia de montanhas, com estradas variando de 900 até 2.000 metros de altitude. 
Então, como pilotar com o frio e a neve? 
A primeira preocupação é com o frio, pois ele é um inimigo perigoso para a saúde e também para a segurança de qualquer motociclista. Depois de certo tempo pilotando com a temperatura do corpo baixa, os reflexos ficam lentos, o raciocínio é afetado e perdemos o necessário “jogo de cintura”. Neste contexto, cometer erros acaba sendo algo provável até mesmo para os mais habilidosos ou experientes ao guidão.
Como escapar dessa armadilha? Óbvio: vestir-se adequadamente, com trajes técnicos dotados de proteções, e com forros removíveis, item que pode fazer muita diferença!
A segunda preocupação é com a condução da sua motocicleta, principalmente se a camada de neve estiver superior a 2cm (em muitos países, para trafegar de carro, devido a possibilidade de derrapagens, já há a obrigatoriedade do uso de correntes (cadenas) nas rodas).  Nesta condição, é melhor interromper o seu passeio. Pare em local seguro ou não siga em frente e retorne!
Deve-se prestar atenção também na possibilidade de haver gelo na pista, que é até bem pior que a neve, pois além de mais escorregadio, o gelo é difícil de ser percebido. Mesmo se não houver neve na pista, mas existir no acostamento, é possível que existam placas de gelo no asfalto. Portanto, dirija devagar e fique sempre atento!

Quando há neve, ou existe a possibilidade de ter gelo na pista, pode-se usar também um produto de spray aplicado nos pneus, o qual é antideslizante. Deve ser aplicado na banda de rodagem dos pneus (face da borracha que fica em contato com a pista), criando uma película e aumentando assim a sua aderência ao asfalto. O spray deve ser reaplicado a cada 30Km, pois após esta distância, ele perde seu efeito. Cuidado para que o spray não atinja os discos e pastilhas de freio. Os fabricantes também recomendam aguardar alguns minutos após sua aplicação. Custa no exterior em torno de 20/25 dólares cada frasco. Em países com ocorrência de neve, são encontrados até em lojas de conveniência de postos de gasolina ou em supermercados.


No caso de gelo na pista, nunca tente controlar a moto pisando no freio. Tire a mão suavemente do acelerador, reduzindo a velocidade com o freio motor.
Com neve na pista, dirija sempre devagar (máximo de 50Km/h) e sem freadas, aceleradas ou guinadas bruscas. Utilize o freio motor para reduzir a velocidade da moto. Uma mudança repentina na aderência do veículo à pista pode provocar uma derrapagem. 
Algumas dicas na condução da sua moto, na neve ou no gelo, são:

• evitar acelerar e desacelerar bruscamente;

• evitar ultrapassagens;

• antecipar a necessidade de parada da moto, evitando o uso dos freios;

• dirigir devagar;

• manter uma distância segura do carro a sua frente;

• evitar andar na frente de caminhões e ônibus, pois estes precisam de uma distância de frenagem muito grande; e

• ficar atento às placas informativas, pois elas estão sempre nos locais onde é comum a presença de neve ou gelo na pista.

Em síntese, a melhor dica de todas para dirigir na neve é: conduza sua moto devagar e com prudência. O segredo é ter paciência e não se afobar só porque os outros andam mais rápido que você!
Aproveite o seu passeio e curta sempre o seu dia sempre!