quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Você é um Motociclista?

Muitas vezes me questiono qual será a real essência do motociclismo.
Veja bem, andar pegando sol e chuva compensa? Não seria muito melhor estar dentro de um carro, sentado confortavelmente, curtindo um som e tendo a oportunidade de escolher qual a temperatura ambiente?
Mas será que conforto realmente resume aquilo que precisamos? Falam que a sensação de liberdade que uma moto proporciona é o que incentiva as pessoas a andarem em duas rodas. Será isso?
Muitos questionamentos e explicações poderão surgir. O fato, acima de tudo, é o prazer que você sente em andar de moto. Não importa o tamanho da sua máquina, o tipo dela, nada disso. O que realmente faz a diferença é ter a certeza que aquilo que você está fazendo em cima de duas rodas te proporciona a tal felicidade que todos buscamos.
Quando ando de moto, e não importa o tamanho dessa viagem ou percurso, sinto uma maior interação em relação as paisagens que estão ao redor. É incrível como os detalhes da natureza ficam mais ressaltados, as imagens se apresentam com mais clareza, as distâncias se encurtam e a vida resplandece.
Por um acaso você já se deparou com uma situação de realizar uma viagem de carro por determinado trajeto e fazer esse mesmo percurso de moto. Tenho certeza que em cima de uma moto, da sua moto, o tempo passa mais rápido. Isso não é devido a uma maior velocidade empreendida e sim por estar realizando algo muito mais prazeroso! Viajar de moto é estar em movimento, é deixar a monotonia de lado!
Quando se viaja de carro, a gente vê a paisagem e quando se viaja de moto a gente se torna a paisagem !
Coisas como liberdade, respeito, responsabilidade, solidariedade, estão sempre presentes entre os motociclistas. Até mesmo o nosso contato com o Criador é estimulado; nossa mente viaja também, medita, contempla. Diante de todas estas experiências olhamos para o dom maravilhoso que nos foi dado, a vida, e para aquele que nos deu tudo isso; somos levados a dizer, ainda que sem palavras: "muito obrigado".
“Somos pequenos perante a força do Criador, mas grandes nos sentimentos propiciados pelas suas criações.”
Viajar de moto é uma das experiências mais fascinantes que se pode ter nesta vida. Quem não tem o coração de motociclista provavelmente nunca entenderá o porquê.

Andando nos EUA, a gente pode ver que a tribo dos motociclistas é realmente incomum. Com freqüência, cruzando com grupos de motociclistas, me cumprimentam com o "wave" (mão esquerda voltada para baixo, num ângulo de 45 graus, com dedo médio e o indicador formando um V). Isso demonstra respeito e a amizade que só existe nesta classe.

No Brasil, nas décadas de 70 até 90, o cumprimento entre motociclista era muito comum. Hoje, com a massificação das motos de baixa cilindrada, eu só vejo o pessoal das custons mantendo essa tradição. É uma pena! 

Um forte abraço a você motociclista amante do Moto Turismo!