sábado, 18 de fevereiro de 2012

A descepção com a BMW R 1150 GS!

E incrível como o ser humano é irrequieto. Ele fica matutando coisas e isso vai tomando forma que, no meu caso, está apoiado em duas rodas.
Vou explicar melhor!
Dentro do meu grupo de amigos e moto turistas, há uma rivalidade serena e divertida entre aqueles que possuem BMW e Harley Davidson. Certa vez, o Prada, proprietário de uma BMW, chegou para mim e perguntou se quando eu passava com a minha Electra em uma depressão se eu quase não sentia variação na suspensão e eu disse que sim. Ele, muito sacana, falou que se eu estivesse em uma BM eu não sentiria. Não existe o quase!
Isso foi martelando a minha cabeça por vários meses e, como sou um admirador da BMW GS, falei que quando eu tivesse a oportunidade de comprar uma eu o faria.
Recentemente, recebi do meu amigo Medina um e-mail, informando que o Ricardo de Piracicaba estava vendendo a GS 1150 cinza, 2002, com 16.000km. Fui até lá e não acreditei no estado de conservação da moto. Ela estava zero! Parecia que havia acabado de sair da concessionária. Dei uma volta e vi que o motor ainda estava “preso”.  Acabei fechando negócio!
Semana passada, fui com meu filho buscar a moto, em Piracicaba, e, já no trajeto para São José dos Campos, notei umas coisas um pouco estranhas para uma moto tida de primeira linha.
Eu estava pilotando uma BMW e não uma HD, que todos sabem que vibra, principalmente em marcha lenta, pois não é que a BM também vibra! É, o motor não vibra em marcha lenta, mas em uma faixa de velocidade entre 110 e 120 km/h.
Uma outra coisa foi a respeito do conforto, que todos falavam que não cansava e que poderiam pilotar o dia inteiro. Ela cansa sim e se você passar mais de duas horas em cima dela começa a ter dores nas pernas, coluna e na mão, pois o acelerador é muito duro.
Quanto à suspensão, ela não é macia como falam. A suspensão é ligeiramente dura / firme e pouco confortável para quem não gosta de ficar em pé enquanto pilota. Se ao ver uma depressão ou quebra mola  você se levanta, a moto passa e você não percebe. Caso contrário....
Hoje, convidei a minha esposa para um passeio. Afinal, precisamos começar a nos acostumar com a moto e nos preparar para uma viagem longa. Estava pensando em um circuito passando por Curitiba, Serra do Rio do Rastro, Florianópolis e SJC. Ao subir na moto, já notei a minha esposa insegura, afinal, ainda não instalei o top case, que já está encomendado. Ela tentava achar uma posição mais cômoda e não conseguia. Fui percebendo que ela começava a ficar irrequieta e resolvi abreviar esse passeio. Rodamos apenas 50 km e, ao chegar em casa, ela quase não consegue descer da moto. A minha Garupa estava com câimbras e não aguentava de dores nas pernas.
A tristeza me abateu!
Ela se sente insegura e não quer andar mais na BMW!
Como eu só ando de moto com ela, vou ter que vender a GS 1150 2002, agora um pouco mais rodada e mantendo ainda os pneus originais de fábrica.



Se você quer conforto para a sua pilotagem e para a sua garupa, não vá de BMW! Escolha uma Ultra Electra Glide ou uma Gold Wing!