terça-feira, 20 de março de 2018

Pneu tem prazo de validade?



Pneu tem prazo de validade?

Imagine que você está comprando uma moto usada. Entre os muitos pontos que você vai observar – como condição da pintura, estado das carenagens, rodas, níveis de ruído e vibração, parte elétrica, motor, relação, etc – um dos mais importantes é o estado dos pneus. Como você faz isso? Será que basta ver se eles estão pouco rodados?
Muitas pessoas diriam que sim e, obviamente, o desgaste do pneu é algo importante a ser analisado, seja na procura de uma moto usada ou mesmo na sua manutenção. Mas se você pensa que apenas isso basta, está se esquecendo de algo muito importante: assim como a grande maioria dos produtos que consumimos, os pneus também têm prazo de validade.
Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre os motivos desse prazo de validade, como encontrar essa informação num pneu, os riscos envolvidos ao se ignorar esse fator e como isso afeta a compra de pneus novos ou usados.
Se eu rodo pouco com a minha moto e, consequentemente, há pouco desgaste dos pneus, qual o objetivo de um prazo de validade? Na verdade, essa data serve para nossa própria segurança. Todo mundo entende o que leva um fabricante a colocar prazos como esse em seus produtos: a passagem do tempo afeta tudo, e algo pode não funcionar ou servir para o seu propósito após esse limite.
No caso dos pneus, não é diferente. A composição deles, basicamente, envolve uma mistura de dezenas de tipos de borracha (sejam elas naturais ou sintéticas) e outros ingredientes. Além disso, a parte interior do pneu utiliza, em sua construção, nylon, poliéster e até aço.
Por isso, além do desgaste pelo uso (gerado pelo contato da borracha com o piso), também devemos levar em conta a ação do tempo e as variações de temperatura e do ambiente, que também fazem esses compostos se deteriorar e perder sua validade.
Como comparação, analise a situação de duas motos compradas, no mesmo dia, após 5 anos de uso. Uma delas sempre ficou numa cidade pequena, no interior do estado, e rodando numa região serrana de clima ameno. A outra, numa cidade litorânea que apresenta altas temperaturas.
A situação do segundo certamente estará pior, pois foi afetada pela maresia e a alta temperatura do asfalto. Quando seus compostos de um pneu “estragam”, ele pode ressecar, perder sua flexibilidade original e principalmente a aderência em curvas e piso molhado.
Como encontrar a data de validade de um pneu?
Diferente de outros produtos, você não vai ver uma data específica no pneu, indicando seu prazo de validade, que por norma é de cinco anos.
O que você encontra em um pneus é a semana e o ano de sua fabricação. Acrescente a isso os cinco anos e você terá a data de validade do pneus.
Para tanto, basta olhar, na lateral do pneu, onde você vai ver uma série de letras e números que dão todas as informações que o motorista precisa saber, como suas dimensões, características de desempenho, o tipo de construção e o limite de peso e velocidade daquele produto.
Mas onde encontrar a data de fabricação? Procurando na lateral do pneu você verá a palavra DOT (que significa Department of Transportation, ou Departamento dos Transportes, dos Estados Unidos), que identifica o órgão que instituiu esse tipo de marcação. Ao lado dessa palavra está uma série letras e números. Os últimos quatro dígitos são sempre numéricos, e eles mostram quando o pneu foi feito.
Fabricado na 18ª semana de 2014

Aí sim você saberá a data aproximada máxima para trocar aquele pneu.
Fabricado na 10ª semana de 2001

No caso do pneu da foto acima, esperamos que ninguém esteja rodando com ele, pois sua validade acabou na 10ª semana de 2006.
E se o pneu não for trocado, mesmo após o prazo de validade?
Como qualquer outro produto, o pneu não terá mais suas características originais após seu prazo de validade expirar. Se alguém insistir em rodar com ele mesmo assim, estará correndo alguns riscos. Um pneu vencido perde sua capacidade de aderência, tendo os mesmos problemas de um pneu careca.
Além disso, ele fica mais propenso a furos e bolhas, podendo estourar a qualquer momento. Um último perigo é que os pneus vencidos podem ter sua estrutura deslocada com mais facilidade, o que poderia interferir no controle da sua moto.
É claro que a maioria dos motoristas precisa trocar os pneus por desgaste, não chegando até essa data. Nesse caso, é importante observar a profundidade dos sulcos, que não podem ser menores do que 1,6 milímetro. Para conferir isso, basta procurar pelos ressaltos que existem dentro dos sulcos, próximos a onde está a sigla TWI (Tread Wear Indicator), na lateral do pneu.
Mas se você costuma rodar muito pouco, no seu dia a dia, ou tem uma moto de colecionador, que só sai da garagem aos domingos, fique mais atento ao prazo de validade. Isso também é importante quando voltamos ao assunto do começo do texto, ou seja, quando vamos comprar uma moto usada.
Não basta apenas analisar o desgaste do pneu; é importante observar sua data de fabricação. Se ela ocorreu há algum tempo, vale à pena colocar isso na negociação, pois é um custo certo que você terá em breve.
Como esse fator deve influenciar na compra de um pneu novo?
Se muitas pessoas não sabem que um pneu tem prazo de validade, vendedores mal-intencionados podem colocar produtos “vencidos” (ou próximos de vencer) nas prateleiras, como se fossem pneus novos recém fabricados.
A aparência, nesse caso, engana facilmente, pois eles realmente vão parecer novinhos, já que nunca tiveram qualquer desgaste. Por isso é importante ficar atento a esses números, mesmo que você estiver numa loja conhecida, ou especialmente quando o pneu em questão estiver sendo vendido por um preço muito abaixo da média.
Cuidado nunca é demais!