Pneu tem prazo de validade?
Imagine
que você está comprando uma moto usada. Entre os muitos pontos que você vai
observar – como condição da pintura, estado das carenagens, rodas, níveis de
ruído e vibração, parte elétrica, motor, relação, etc – um dos mais importantes
é o estado dos pneus. Como você faz isso? Será que basta ver se eles estão
pouco rodados?
Muitas
pessoas diriam que sim e, obviamente, o desgaste do pneu é algo importante a
ser analisado, seja na procura de uma moto usada ou mesmo na sua manutenção.
Mas se você pensa que apenas isso basta, está se esquecendo de algo muito
importante: assim como a grande maioria dos produtos que consumimos, os pneus
também têm prazo de validade.
Pensando
nisso, vamos falar um pouco sobre os motivos desse prazo de validade, como
encontrar essa informação num pneu, os riscos envolvidos ao se ignorar esse
fator e como isso afeta a compra de pneus novos ou usados.
Se
eu rodo pouco com a minha moto e, consequentemente, há pouco desgaste dos
pneus, qual o objetivo de um prazo de validade? Na verdade, essa data serve
para nossa própria segurança. Todo mundo entende o que leva um fabricante a
colocar prazos como esse em seus produtos: a passagem do tempo afeta tudo, e
algo pode não funcionar ou servir para o seu propósito após esse limite.
No
caso dos pneus, não é diferente. A composição deles, basicamente, envolve uma
mistura de dezenas de tipos de borracha (sejam elas naturais ou sintéticas) e
outros ingredientes. Além disso, a parte interior do pneu utiliza, em sua construção,
nylon, poliéster e até aço.
Por
isso, além do desgaste pelo uso (gerado pelo contato da borracha com o piso),
também devemos levar em conta a ação do tempo e as variações de temperatura e
do ambiente, que também fazem esses compostos se deteriorar e perder sua
validade.
Como
comparação, analise a situação de duas motos compradas, no mesmo dia, após 5
anos de uso. Uma delas sempre ficou numa cidade pequena, no interior do estado,
e rodando numa região serrana de clima ameno. A outra, numa cidade litorânea
que apresenta altas temperaturas.
A
situação do segundo certamente estará pior, pois foi afetada pela maresia e a
alta temperatura do asfalto. Quando seus compostos de um pneu “estragam”,
ele pode ressecar, perder sua flexibilidade original e principalmente a
aderência em curvas e piso molhado.
Como
encontrar a data de validade de um pneu?
Diferente
de outros produtos, você não vai ver uma data específica no pneu, indicando seu
prazo de validade, que por norma é de cinco anos.
O
que você encontra em um pneus é a semana e o ano de sua fabricação. Acrescente
a isso os cinco anos e você terá a data de validade do pneus.
Para
tanto, basta olhar, na lateral do pneu, onde você vai ver uma série de letras e
números que dão todas as informações que o motorista precisa saber, como suas
dimensões, características de desempenho, o tipo de construção e o limite de
peso e velocidade daquele produto.
Mas
onde encontrar a data de fabricação? Procurando na lateral do pneu você verá a
palavra DOT (que significa Department
of Transportation, ou Departamento dos Transportes, dos Estados Unidos),
que identifica o órgão que instituiu esse tipo de marcação. Ao lado dessa
palavra está uma série letras e números. Os últimos quatro dígitos são sempre
numéricos, e eles mostram quando o pneu foi feito.
Fabricado na 18ª semana de 2014 |
Aí
sim você saberá a data aproximada máxima para trocar aquele pneu.
Fabricado na 10ª semana de 2001 |
No caso do
pneu da foto acima, esperamos que ninguém esteja rodando com ele, pois sua
validade acabou na 10ª semana de 2006.
E
se o pneu não for trocado, mesmo após o prazo de validade?
Como
qualquer outro produto, o pneu não terá mais suas características originais
após seu prazo de validade expirar. Se alguém insistir em rodar com ele mesmo
assim, estará correndo alguns riscos. Um pneu vencido perde sua capacidade de
aderência, tendo os mesmos problemas de um pneu careca.
Além
disso, ele fica mais propenso a furos e bolhas, podendo estourar a qualquer
momento. Um último perigo é que os pneus vencidos podem ter sua estrutura
deslocada com mais facilidade, o que poderia interferir no controle da sua moto.
É
claro que a maioria dos motoristas precisa trocar os pneus por desgaste, não
chegando até essa data. Nesse caso, é importante observar a profundidade dos
sulcos, que não podem ser menores do que 1,6 milímetro. Para
conferir isso, basta procurar pelos ressaltos que existem dentro dos sulcos,
próximos a onde está a sigla TWI (Tread Wear Indicator), na lateral do
pneu.
Mas
se você costuma rodar muito pouco, no seu dia a dia, ou tem uma moto de
colecionador, que só sai da garagem aos domingos, fique mais atento ao prazo de
validade. Isso também é importante quando voltamos ao assunto do começo do
texto, ou seja, quando vamos comprar uma moto usada.
Não
basta apenas analisar o desgaste do pneu; é importante observar sua data de
fabricação. Se ela ocorreu há algum tempo, vale à pena colocar isso na
negociação, pois é um custo certo que você terá em breve.
Como
esse fator deve influenciar na compra de um pneu novo?
Se
muitas pessoas não sabem que um pneu tem prazo de validade, vendedores
mal-intencionados podem colocar produtos “vencidos” (ou próximos de vencer) nas
prateleiras, como se fossem pneus novos recém fabricados.
A
aparência, nesse caso, engana facilmente, pois eles realmente vão parecer
novinhos, já que nunca tiveram qualquer desgaste. Por isso é importante
ficar atento a esses números, mesmo que você estiver numa loja conhecida, ou
especialmente quando o pneu em questão estiver sendo vendido por um preço muito
abaixo da média.
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