quarta-feira, 18 de abril de 2018

Escolha de pneus para uma big trail

É inevitável para quem gosta de rodar de moto, um dia vai ter que trocar os pneus de sua máquina. São tantas as opções existentes no mercado e por qual pneu deveremos nos decidir?

Cada motociclista tem uma característica própria para o uso da sua moto. Normalmente, aqueles que gostam de mototurismo são mais voltados ao uso de uma moto dual. Nada como uma big trail para conhecer o mundo...

Tenho amigos que já cruzaram as três Américas em cima de uma moto desse tipo e estão agora desbravando as belas estradas do velho continente. Fazendo mais amizades e tendo a oportunidade de conhecer paisagens de tirar o fôlego e ainda ganhar experiências convivendo com diversas outras culturas.

Quando possuímos uma moto para uso dual, a primeira coisa que precisamos, no momento de comprarmos um novo jogo de pneus, é definirmos muito bem como utilizaremos esses novos pisantes! Esses pneus serão utilizados mais em asfalto ou terra? Precisamos de mais gripe no asfalto molhado ou mais tração para uso na lama ou areia?

Esses são questionamentos que devemos fazer para a escolha de alguns pneus. Para facilitar, abaixo vai uma pequena pesquisa realizada em sites de fabricantes e blogs que falam algumas das principais características de pneus traseiros utilizados em maxitrail. Devo reforçar que são opiniões coletadas, baseadas em experiência própria, sem nenhum embasamento científico!

Essa matéria não visa apontar o melhor pneu para você e sua moto. O importante é sempre rodarmos com pneus em bom estado de conservação, adequados ao tipo de terreno que iremos rodar, sempre calibrados corretamente e quanto a marca ou tipo, a grande maioria das listadas abaixo são de qualidade muito semelhantes, vale a pena experimentar várias, até que você encontre aquela que mais se adapta ao seu estilo de pilotagem. 




Metzeler Karoo 3
Dedicado a pilotos que buscam aventuras e expedições off-road (10% on e 90% off). Possui bom desempenho quando utilizado em terrenos arenosos e em competições off-road. Por possuir cravos, há uma diminuição da área de contato com o asfalto, aumentando a distância de frenagem da moto em relação a um pneu on road, além de serem mais barulhentos no asfalto.

Karoo 3


Metzeler Tourance
Pneu para utilização 70% on e 30% off, possui um bom desempenho em pista seca e molhada. Possui baixo desempenho no uso na lama e terrenos arenosos e em competições quando comparado a pneus com cravos. Na minha BMW R1150GS, apresentou uma durabilidade de 23.000km.

Tourance



Metzeler Tourance Exp
Pneu para utilização 90% on e 10% off, possui um excelente desempenho no asfalto seco e molhado. Possui baixo desempenho no uso na lama e terrenos arenosos e em competições. Na minha R1200GSA, com 7.000km, já está começando a ficar “quadrado”, indicando que não terá a mesma durabilidade que obtive com o Metzeler Tourance na BMW R1150GS.
 
Tourance Exp


Metzeler Tourance Next
Pneu para utilização 90% on e 10% off, possui um excelente desempenho em pista seca e molhada. É confeccionado com bi-composto de borracha, sendo o composto mais duro na parte central, maior quilometragem de duração, e composto mais macio nas laterais, melhorando as características de gripe nas curvas. Gera menor ruído ao rodar em relação ao Tourance. Possui baixo desempenho em terrenos arenosos, lamaçal e em competições.

Tourance Next


Michelin Anakee 2
Pneu para utilização 70% on e 30% off, bom no asfalto e concreto e não faz feio no off-road. Alguns amigos que possuem big trail já usaram esses pneus e confirmam a sua qualidade e segurança. Há relatos de durabilidade, em XT 660, em torno de 15.000km.

Anakee 2


Michelin Anakee 3
Pneu para utilização 90% on e 10% off, e que, segundo o fabricante, possui uma durabilidade de 20% superior ao Anakee 2, sem falar do seu novo desenho que, apesar de lembrar e muito um pneu esportivo, confere mais segurança que o seu antecessor, principalmente no asfalto molhado, além de ser mais silencioso. Segundo o vídeo de propaganda da própria Michelin, por sua nova formulação de compostos e carcaça mais rígida, este pneu possui, pelo menos, 25% maior vida útil do que o Metzeler Tourance EXP. Há relatos de durabilidade, na DL 650 V-Strom, em torno de 22.000km.


Anakee 3



Pirelli Scopion Trail 2
Pneu com ótimo grip, no asfalto, sendo indicado para quem quer andar quase que exclusivamente on e raramente off (90% on e 10% off). Possui excelente drenagem da água, aumentando a segurança na condução no molhado. Não é indicado para uso em terrenos arenosos, lamaçal e em competições. Há relatos de durabilidade, na BMW GS 800, em torno de 16.000km.

Scopion Trail 2


Mitas E-07
Pneu para quem quer andar 60% on e 40% off. Possui boa tração em terrenos arenosos, lamaçal e cascalho. Por possuir cravos, há uma diminuição da área de contato com o asfalto, aumentando a distância de frenagem da moto em relação a um pneu on road, bem como o nível de ruído é maior. Há relatos de durabilidade, em XT 660, em torno de 15.000km.

Mitas E-07


Mitas E-09
Pneu para quem gosta de andar mais na terra (1000% off) e raramente no asfalto. Possui ótima tração em terrenos arenosos, lamaçal e cascalho. Por possuir cravos, há uma diminuição da área de contato com o asfalto, aumentando a distância de frenagem da moto em relação a um pneu on road, bem como o nível de ruído é maior. Pelo seu desenho, em asfalto molhado, o piloto não acostumado a esse tipo de pneu deve ter um cuidado redobrado quanto à aderência em curva. Há relatos de durabilidade, em XT 660, em torno de 19.000km.

Mitas E-09
Continental Trail Attack 2
No Brasil para motos, os pneus da Continental são ainda pouco conhecidos, mas são muito utilizados na Europa. Esse modelo de pneu foi feito pela Continental em parceria com a fabricante austríaca KTM. É um pneu feito para dar boa aderência e estabilidade em velocidades de até 160km/h. Segundo vários testes de revistas especializadas europeias, o pneu se comporta muito bem também no asfalto molhado. É considerado um pneu "esportivo" para motos de aventura que andam predominantemente no asfalto.

Trail Attack 2




Continental Twinduro TKC80
Concebido para uso no off-road e competições de enduro, equipa muitas das motos do Paris-Dakar. Na Europa, foi o pneu OEM do modelo BMW GS1200 Adventure. É o segundo tipo de pneu de aventura mais comercializado nos Estados Unidos. Tem ótima aderência no off-road, porém sua durabilidade é pequena, algo como 5.000/6.000km, quando também utilizado no on road. 
 

Twinduro TKC80

Embora tenha pesquisado, não encontrei um teste que envolvesse uma avaliação única, baseada em fatores padronizados e científicos, que envolvessem vários tipos de pneus voltados à utilização em big trail. Isso sim poderia ajudar muito na escolha do seu próximo jogo de pneus!

Sabemos que aqueles que querem pegar estada de terra terão que optar por pneus que possuem cravos, beneficiando-se da sua performance em estradas não asfaltadas e sendo penalizados, muitas vezes, ao rodar no asfalto. Isso é a realidade!

Esse negócio de ter um pneu que roda 80 ou 90 % on e o resto off, na minha opinião é papo furado. As próprias fábricas de pneus estão chegando a essa conclusão e fazendo produtos para utilização, em big trail, voltados praticamente para uso somente em asfalto. Basta ver o caso do Metzeler Tourance Next e do Michelin Anakee 3. Eles são lançamentos recentes e com utilização em asfalto, sendo bons em durabilidade, bom gripe no seco e no molhado e aumentando a segurança da grande maioria dos motociclistas que utilizam as suas maxi trail praticamente só on, além de serem muito mais silenciosos.

O mercado mundial de big trail vem crescendo em volume de produção e modelos de motos a cada ano, pois a procura por máquinas que proporcionem aos seus pilotos e garupas grande conforto e segurança, em viagem, está cada vez maior! Afinal, é essa praticamente a maior utilização atual de uma moto desse tipo! 

Sendo assim, mesmo após todas essas considerações, o melhor ainda é a pesquisa e a experiência que você pode trocar com os seus amigos!

Bons passeios!



DICAS!

1 - É importante lembrar que pneus novos possuem uma camada protetora que os tornam escorregadios nos primeiros quilômetros de rodagem;

2 - Para a sua segurança e bom desempenho da sua motocicleta e dos pneus, as medidas recomendadas pelo fabricante da sua moto devem ser sempre respeitadas; e

3 - Nunca é demais ressaltar que, tão importante quanto escolher os melhores pneus é estar protegido com os artigos de segurança como jaquetas, capacete, botas e luvas. Esses equipamentos garantirão a sua segurança. E aí, a diversão, na sua viagem, estará garantida!

Na tabela a seguir, você poderá ter a visualização mais direta do uso recomendado dos pneus indicados para as motos big trail.

http://mototurismo.pagezz.net/rubatxpneus/
 

6 comentários:

  1. Boa matéria ! Troquei recentemente os pneus da minha G650 e fique em dúvida entre os Tourance originais e algum outro um pouco mais off-road como o Anakee 2. Acabei optando pelo Metzeler mas gostaria de ter lido um artigo como este antes. Talvez minha opção fosse outra...

    ResponderExcluir
  2. Depois de.ler está matéria vou de anakee 3

    ResponderExcluir
  3. Top a matéria estou usando na minha nova vstrom 1000 o karoo 3 mais realmente se estivesse procurado essa informação antes teria ido de anake 3 obrigado pelas dicas e informações

    ResponderExcluir
  4. Boa e esclarecedora matéria.
    Minha DL 1000 esta com Metzeler Tourance com 9 mil km, apresentando pouco desgaste.
    Estou querendo viajar para Custo via Atacama e penso em trocar os pneus por Michelin Anakee 3.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo conteúdo! Pratico e esclarecedor!!!

    ResponderExcluir
  6. Uso o Anakee 3 , depois de ler este artigo vou continuar neste modelo.
    Bom artigo

    ResponderExcluir