CUIDE DE SUA BATERIA
Saiba as diferenças entre os diversos modelos deste equipamento que alimenta a parte elétrica da motocicleta e aprenda a conservá-la.
BATERIA –Resumidamente, trata-se de uma fonte de energia , sendo a principal e única responsável pela alimentação de todo o sistema elétrico do veículo, tendo entretanto suas características de dimensionamento físico e elétrico, projetados exclusivamente para cada veículo. Daí a importância de se entender o porque dos cuidados a serem tomados quanto da instalação de equipamentos adicionais (faróis auxiliares, lâmpadas de maior potência), causando dessa forma, uma sobre carga à “coitadinha”.
BATERIA –Resumidamente, trata-se de uma fonte de energia , sendo a principal e única responsável pela alimentação de todo o sistema elétrico do veículo, tendo entretanto suas características de dimensionamento físico e elétrico, projetados exclusivamente para cada veículo. Daí a importância de se entender o porque dos cuidados a serem tomados quanto da instalação de equipamentos adicionais (faróis auxiliares, lâmpadas de maior potência), causando dessa forma, uma sobre carga à “coitadinha”.
Quem é motociclista sabe que a bateria é uma peça que se deteriora com muita facilidade e pode parar de funcionar de uma hora para a outra. Como atualmente as motos dependem cada vez mais do correto funcionamento da bateria, pois possuem, além do sistema elétrico de partida, diversos componentes eletrônicos, o seu acumulador de energia deve estar sempre em dia!
Algumas vezes, só fazer a manutenção não adianta, é preciso entendê-la para não cometer erros durante as situações cotidianas e na realização das medidas preventivas, tudo isso para evitar imprevistos e prejuízos.
A amperagem é quem diz qual a sua carga de energia, determinada pela área das placas das células. Estas placas são compostas por chumbo ácido, que junto com o ácido sulfúrico líquido reagem e são responsáveis por manter a carga. Essa reação é conhecida como eletrólise. Obedeçam sempre as especificações existentes, no manual da sua moto, quando for realizar a reposição da bateria.
As baterias líquidas necessitam de manutenção periódica, pois com o calor a água presente na solução de ácido sulfúrico acaba evaporando, então há necessidade de se colocar água pura (destilada) cada vez que se verificar que o nível de líquido está abaixo da marcação. A dificuldade de se encontrar água pura e de boa qualidade, mesmo em lojas especializadas, acaba inviabilizando a manutenção. Quando uma água com sais minerais é colocada no interior do equipamento, acaba acelerando a oxidação de seus componentes e seu tempo de vida fica com os dias contados.
Já as baterias seladas possuem um sistema de válvulas que não deixam os gases escaparem de dentro dela e, quando a temperatura baixa, eles são condensados e voltam para o seu lugar em estado líquido. Assim nenhum fluido é perdido e este modelo passa a não precisar de reposição de água. Mas tudo tem um preço, elas custam um pouco mais.
Na hora de comprar o seu acumulador de energia, além da diferença entre as comuns e as seladas, você também encontra dois tipos: as já ativadas e as ainda não ativadas.
Nas ativadas, a solução encontra-se no interior da bateria e esse acumulador está pronto para o uso imediato.
Nas não ativadas, a bateria está seca e a solução vem separada do acumulador. Lembre-se, o que determina a vida útil da bateria é o processo de ativação inicial!
Para que você obtenha o máximo de sua nova bateria, recomenda-se os seguintes cuidados:
1 - retire o lacre da bateria;
2 - remova o conjunto de tampas do eletrólito, que será utilizado posteriormente para vedar a bateria;
3 - alinhe os bicos do jogo de bisnagas com as células da bateria e pressione-os firmemente os recipientes para que o lacre seja rompido e para que não haja vazamentos;
4 - após alguns minutos, todo o eletrólito terá escoado até a bateria, caso não tenha escoado golpeie levemente o conjunto de frascos para a finalização do escoamento. Nenhum eletrólito deve permanecer no frasco, não existe a possibilidade de sobra ou de falta porque o volume é preciso;
5 - utilizando o conjunto de tampas, vede a bateria pressionando suavemente com as mãos iniciando do centro para as extremidades;
6 - aguarde até que a bateria esteja totalmente fria (cerca de uma hora) e com um voltímetro efetue a medição da voltagem, que deverá estar acima de 12,8 V. Caso contrário, efetue o procedimento de recarregamento lento da bateria.
NOTA: O eletrólito é venenoso, por isso utilize equipamento de segurança ao manuseá-lo e evite o descarte em locais não-apropriados.
DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA SUA BATERIA:
1 - verifique periodicamente o nível do eletrólito e complete com água destilada se necessário, caso a sua bateria não seja selada;
2 - se houver alguma oxidação, nos terminais da bateria, utilize uma escova de aço para efetuar a limpeza;
3 - mantenha a bateria sempre limpa, principalmente os pólos, para que a corrente elétrica circule livremente;
4 - se a sua bateria necessitar de recarga, peça ao seu mecânico utilizar a carga lenta (no máximo 10% de toda amperagem da bateria), não deixando que a temperatura da bateria supere 55°C;
5 - se a sua moto ficar parada por muito tempo, retire a bateria da sua moto e deixe em local seco e arejado;
6 - nunca adicione solução / água além do especificado na bateria; e
Procedimento para colocar a solução na bateria |