Ultimamente, a gente tem ouvido falar muito dos benefícios do uso do
Militec-1 nos motores.
O próprio fabricante enumera vários benefícios do seu uso, informando que proporciona uma economia de combustível e diminui o atrito entre as peças metálicas do motor.
Existem vários testes, na internet, sobre o uso deste condicionador de metais, inclusive com teste de carros rodando sem óleo por vários quilômetros, sem que o motor tenha sido danificado.
Mas será que este condicionador de metais, que “cria” uma película protetora nas partes metálicas do motor, pode ser utilizado em uma moto, apresentando todos os benefícios propagados pelo fabricante?
Para responder a esta pergunta, existe a necessidade da execução de vários testes em motores de motocicleta, que vão atestar ou não essa eficiência protetora.
Entretanto, acreditando-se nestas propriedades protetoras, ou condicionadoras, como anunciado pelo Militec-1, temos que levá-las ao mundo prático das motos.
Uma vez que o Militec-1 cria uma película protetora, nas partes internas metálicas de um motor, ele acaba protegendo também o câmbio da moto, naquelas que utilizam o mesmo óleo do motor na sua lubrificação. Isto, com certeza, é muito bom, afinal diminui o desgastes das diversas engrenagens, aumentando a sua vida útil.
O próprio fabricante enumera vários benefícios do seu uso, informando que proporciona uma economia de combustível e diminui o atrito entre as peças metálicas do motor.
Existem vários testes, na internet, sobre o uso deste condicionador de metais, inclusive com teste de carros rodando sem óleo por vários quilômetros, sem que o motor tenha sido danificado.
Mas será que este condicionador de metais, que “cria” uma película protetora nas partes metálicas do motor, pode ser utilizado em uma moto, apresentando todos os benefícios propagados pelo fabricante?
Para responder a esta pergunta, existe a necessidade da execução de vários testes em motores de motocicleta, que vão atestar ou não essa eficiência protetora.
Entretanto, acreditando-se nestas propriedades protetoras, ou condicionadoras, como anunciado pelo Militec-1, temos que levá-las ao mundo prático das motos.
Uma vez que o Militec-1 cria uma película protetora, nas partes internas metálicas de um motor, ele acaba protegendo também o câmbio da moto, naquelas que utilizam o mesmo óleo do motor na sua lubrificação. Isto, com certeza, é muito bom, afinal diminui o desgastes das diversas engrenagens, aumentando a sua vida útil.
Agora, e se este mesmo óleo também lubrificar o sistema de embreagem?
Acontece que este sistema é composto por uma série de discos metálicos (chamados de separadores de aço), intercalados por discos com material composto de cortiça (chamados de discos de fricção), que servem para atritar com os discos metálicos e proporcionar a passagem das marchas. Ao aderir aos discos metálicos, o Militec-1 não vai proporcionar a aderência da cortiça ao disco separador metálico da embreagem, fazendo que ela patine e a moto ficará sem a embreagem.
Acontece que este sistema é composto por uma série de discos metálicos (chamados de separadores de aço), intercalados por discos com material composto de cortiça (chamados de discos de fricção), que servem para atritar com os discos metálicos e proporcionar a passagem das marchas. Ao aderir aos discos metálicos, o Militec-1 não vai proporcionar a aderência da cortiça ao disco separador metálico da embreagem, fazendo que ela patine e a moto ficará sem a embreagem.
Disco Embreagem (fricção) |
Disco Embreagem (separadores metálicos) |
Devemos lembrar que a grande maioria das motos utilizam
embreagem multidiscos, banhadas em óleo. Para aquelas que utilizam embreagem
seca, como as Ducati, ou óleo do câmbio separado do óleo do motor, como as BMW
R1200GS e Harley Davidson, com
certeza não haverá problemas na adição do Militec-1 ao óleo do motor! Mas há de se ter
muito cuidado quando a sua embreagem é banhada em óleo e você tem a intenção de
adicionar o Militec-1.
Pense a respeito e decida sempre na melhor forma de manter a sua motocicleta.
Bons passeios!
Pense a respeito e decida sempre na melhor forma de manter a sua motocicleta.
Bons passeios!
PS: Deixo claro que o presente texto foi escrito com base em pesquisa realizada na internet e não possui base científica de comprovação.
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