quarta-feira, 1 de abril de 2015

Realizando curvas de moto usando o contra-esterço de guidom.


Eu sempre tive certa dificuldade em realizar curvas, principalmente no período em que possuía a minha Boulevard C-1500. Essa moto, não raras vezes, tinha a tendência de sair de frente e eu não sabia como corrigir adequadamente, principalmente no meio de uma curva.

Falando com o meu amigo Galdino do Carpe Dien, que também tinha uma Boulevard C-1500, fiquei sabendo como aplicar a técnica do contra-esterço, a qual eu gostaria de compartilhar com todos.

Existem vários aspectos que devem ser considerados numa curva; tais como redução de velocidade, posição do corpo, piso, raio e inclinação da curva e muitos outros. Tudo isso a gente aprende com o tempo, mas uma técnica é muito pouco divulgada aos motociclistas que é o contra-esterço.


Afinal de contas, o que é isso?


Inicialmente, temos que ter em mente que uma roda, girando a uma certa velocidade, tende a estabilidade. Esse efeito se chama giroscópio. Quem, quando criança, não brincou em rodar um pneu e ver que com o aumento da velocidade ele tendia a ficar estável e seguir na reta sozinho. É justamente o que ocorre com uma motocicleta, principalmente em velocidades acima de 40km/h.

Sendo um objeto estável quando está andando, a moto possui certa dificuldade de realizar curvas. É por isso que o piloto precisa desestabilizar a sua moto para realizar uma curva. Sendo assim, se você quer realizar uma curva para a direita, precisa pressionar levemente o guidom para a esquerda. Para facilitar esse raciocínio, basta colocar na cabeça que temos que fazer uma leve pressão com a mão no guidom no lado que realizaremos a curva. Assim, curva para direita, empurramos levemente o guidom para a esquerda com a palma da mão direita e vice-versa. 

Essa leve pressão fará com que a moto incline para o lado que você quer fazer a curva. Lembre-se que a pressão a ser exercida para o lado oposto da curva é muito pequena, praticamente imperceptível a olho nu e que quanto maior for a força, maior será a inclinação da sua moto.

Para começar a exercitar essa técnica, aconselha-se a executá-la em uma reta, com velocidade superior a 40km/h, e sem trânsito na via. Com a moto no centro da pista e com as duas mãos no guidom, pressione levemente com a palma da mão esquerda o guidom para a direita e você vai observar que a moto fará uma curva para a esquerda.

Devido a grande velocidade das motos de competição, podemos observar a aplicação por parte dos pilotos da técnica do contra-esterço. Repare na posição da roda dianteira das motos abaixo em relação ao lado da curva que realizam.


Vá treinando e você verá que a aplicação dessa técnica para realização das curvas com a moto aumentará muito mais a sua confiança e segurança na pilotagem.

Para melhor exemplificar o que estamos falando, veja o vídeo abaixo, pois ele explicará em detalhes tudo o que abordamos até agora.  
  

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