Eu sempre
tive certa dificuldade em realizar curvas, principalmente no período em que
possuía a minha Boulevard C-1500. Essa moto, não raras vezes, tinha a
tendência de sair de frente e eu não sabia como corrigir adequadamente,
principalmente no meio de uma curva.
Falando
com o meu amigo Galdino do Carpe Dien, que também tinha uma Boulevard C-1500,
fiquei sabendo como aplicar a técnica do contra-esterço, a qual eu gostaria de
compartilhar com todos.
Existem
vários aspectos que devem ser considerados numa curva; tais como redução de
velocidade, posição do corpo, piso, raio e inclinação da curva e muitos outros.
Tudo isso a gente aprende com o tempo, mas uma técnica é muito pouco divulgada
aos motociclistas que é o contra-esterço.
Afinal de
contas, o que é isso?
Inicialmente,
temos que ter em mente que uma roda, girando a uma certa velocidade, tende a
estabilidade. Esse efeito se chama giroscópio. Quem, quando criança, não
brincou em rodar um pneu e ver que com o aumento da velocidade ele tendia a
ficar estável e seguir na reta sozinho. É justamente o que ocorre com uma
motocicleta, principalmente em velocidades acima de 40km/h.
Sendo um objeto estável quando está andando, a moto possui certa dificuldade de realizar curvas. É por isso que o piloto precisa desestabilizar a sua moto para realizar uma curva. Sendo assim, se você quer realizar uma curva para a direita, precisa pressionar levemente o guidom para a esquerda. Para facilitar esse raciocínio, basta colocar na cabeça que temos que fazer uma leve pressão com a mão no guidom no lado que realizaremos a curva. Assim, curva para direita, empurramos levemente o guidom para a esquerda com a palma da mão direita e vice-versa.
Sendo um objeto estável quando está andando, a moto possui certa dificuldade de realizar curvas. É por isso que o piloto precisa desestabilizar a sua moto para realizar uma curva. Sendo assim, se você quer realizar uma curva para a direita, precisa pressionar levemente o guidom para a esquerda. Para facilitar esse raciocínio, basta colocar na cabeça que temos que fazer uma leve pressão com a mão no guidom no lado que realizaremos a curva. Assim, curva para direita, empurramos levemente o guidom para a esquerda com a palma da mão direita e vice-versa.
Essa leve
pressão fará com que a moto incline para o lado que você quer fazer a curva.
Lembre-se que a pressão a ser exercida para o lado oposto da curva é muito
pequena, praticamente imperceptível a olho nu e que quanto maior for a força,
maior será a inclinação da sua moto.
Para começar a exercitar essa técnica, aconselha-se a executá-la em uma reta, com velocidade superior a 40km/h, e sem trânsito na via. Com a moto no centro da pista e com as duas mãos no guidom, pressione levemente com a palma da mão esquerda o guidom para a direita e você vai observar que a moto fará uma curva para a esquerda.
Devido a grande velocidade das motos de competição, podemos observar a aplicação por parte dos pilotos da técnica do contra-esterço. Repare na posição da roda dianteira das motos abaixo em relação ao lado da curva que realizam.
Para começar a exercitar essa técnica, aconselha-se a executá-la em uma reta, com velocidade superior a 40km/h, e sem trânsito na via. Com a moto no centro da pista e com as duas mãos no guidom, pressione levemente com a palma da mão esquerda o guidom para a direita e você vai observar que a moto fará uma curva para a esquerda.
Devido a grande velocidade das motos de competição, podemos observar a aplicação por parte dos pilotos da técnica do contra-esterço. Repare na posição da roda dianteira das motos abaixo em relação ao lado da curva que realizam.
Vá
treinando e você verá que a aplicação dessa técnica para realização das curvas
com a moto aumentará muito mais a sua confiança e segurança na pilotagem.
Para melhor exemplificar o que estamos falando, veja o vídeo abaixo, pois ele explicará em detalhes tudo o que abordamos até agora.
Para melhor exemplificar o que estamos falando, veja o vídeo abaixo, pois ele explicará em detalhes tudo o que abordamos até agora.
Que fantastico!
ResponderExcluirSensacional!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluir