No
post anterior, falamos alguma coisa sobre o CONTRA-ESTERÇO e sua importância
para fazer curvas em uma moto. Mas será que basta aplicar essa técnica para
termos a certeza que estamos realizando uma curva com segurança? É claro que
não!
Existem
alguns “macetes” que a gente deve ter em mente para realizar curvas em uma
moto. Vamos listar dois importantes lembretes que muitas vezes aplicamos na
prática sem que a gente se aperceba disso:
1 - A motocicleta vai para
onde você olha.
Muita
gente se acidenta, em uma curva, ao fixar o olhar no acostamento, no
guard-rail, no carro ou na moto que vem em sentido contrário ou naquele que
está a seu lado.
Nas
fotos abaixo, observe para onde está voltada a cabeça do piloto e a direção que
a moto está tomando:
(fotos Killboy.com e Jim Miller Photography)
O
piloto, ao fixar o olhar no carro, “desistiu da curva”, tirou a inclinação da
moto. Repare que na primeira foto, bastaria tão somente olhar para o ponto de
saída da curva.
A
moto está inclinada, mas não no limite, significando que poderia
contra-esterçar ainda mais. Porém, a partir do momento em que o componente
OLHAR se desviou da SOLUÇÃO e passou a se fixar no PROBLEMA (o carro), o piloto
desistiu da curva e tirou a inclinação da moto.
Para
evitar tudo isso, lembre-se de olhar para onde você quer que a moto vá (SOLUÇÃO).
Olhar para obstáculos é o PROBLEMA! Olhe
sempre para a SOLUÇÃO, jamais para o PROBLEMA.
Seu
olhar tem que ser como a luz do farol da sua moto, ele não deve se fixar em
nenhum ponto e sim avançar alguns segundos à sua frente, para onde você quer
que a moto vá. Não desvie jamais o olhar do seu objetivo, especialmente no meio
de uma curva.
Quando
a curva permitir, olhe para onde você quer que seja o seu ponto de saída.
Combinar o olhar com o contra-esterço, além de resultar em curvas redondas,
reduz drasticamente os riscos de acidentes.
2
- NEGOCIANDO A ENTRADA DA CURVA
Para
aproveitar ao máximo o espaço disponível e com isso aumentar o raio da curva,
facilitando o seu contorno, nosso ponto de entrada é o lado externo da curva,
isto é: se a curva é para a direita o ponto de entrada será o extremo esquerdo
da pista de rolamento. No meio da curva está o ponto de tangência no extremo à
direita. O ponto de saída, nesse caso, será no extremo à esquerda da pista de
rolamento. Sempre que possível, visualizar o ponto de tangência da curva e
fazer a entrada no lado oposto ao mesmo. Isto é, se o ponto de tangência está à
sua esquerda você faz a entrada de curva no limite à direita e vice-versa.
A
velocidade de entrada, na curva, é fundamental para que ela seja feita da forma
mais eficiente e segura possível. É preferível reduzir a marcha e entrar em uma
velocidade mais baixa com o motor "cheio" e acelerar gradualmente a
entrar numa velocidade alta e ter necessidade de reduzi-la "dentro"
da curva.
A
importância de subir as rotações do motor, antes de entrar na curva (através da
redução de marcha), é para sua utilização como "freio motor" caso
necessário. Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva. Assim,
basta fechar a manete de aceleração que a moto reduzirá e inclinará ainda mais,
ajudando na curva.
Outra
providencia, em curvas mais rápidas, é transferir o centro de gravidade para o
mais próximo do solo, para isso basta deixar de preguiça e passar o peso do
corpo para a pedaleira/plataforma do lado interno da curva, aliviando a bunda
no banco.
Depois
de tudo o que foi falado, só podemos fazer uma única recomendação que poderá
salvar sua vida: JAMAIS DESISTA DE UMA CURVA DEPOIS DE INICIADA. A partir do momento em que você
tomou sua decisão vá até o fim. Se entrar rápido demais, feche a manete de
aceleração e incline a moto mantendo o olhar para o ponto de saída da curva,
sem se preocupar com a pedaleira raspando no chão e, principalmente, SEM
OLHAR para os obstáculos: carros em sentido contrário, guard-rail,
caminhão ao seu lado, acostamento, etc. Fixe o olhar no seu objetivo e acredite
que você conseguirá. Utilize sempre o
contra-esterço!
Bons
passeios...
Pesquisa: http://heliorsilva.blogspot.com.br
e sites especializados.
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