segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como Fazer Curvas de Motocicleta



No post anterior, falamos alguma coisa sobre o CONTRA-ESTERÇO e sua importância para fazer curvas em uma moto. Mas será que basta aplicar essa técnica para termos a certeza que estamos realizando uma curva com segurança? É claro que não!

Existem alguns “macetes” que a gente deve ter em mente para realizar curvas em uma moto. Vamos listar dois importantes lembretes que muitas vezes aplicamos na prática sem que a gente se aperceba disso:

1 - A motocicleta vai para onde você olha.
Muita gente se acidenta, em uma curva, ao fixar o olhar no acostamento, no guard-rail, no carro ou na moto que vem em sentido contrário ou naquele que está a seu lado.

Nas fotos abaixo, observe para onde está voltada a cabeça do piloto e a direção que a moto está tomando:

 



(fotos Killboy.com e Jim Miller Photography)

O piloto, ao fixar o olhar no carro, “desistiu da curva”, tirou a inclinação da moto. Repare que na primeira foto, bastaria tão somente olhar para o ponto de saída da curva.

A moto está inclinada, mas não no limite, significando que poderia contra-esterçar ainda mais. Porém, a partir do momento em que o componente OLHAR se desviou da SOLUÇÃO e passou a se fixar no PROBLEMA (o carro), o piloto desistiu da curva e tirou a inclinação da moto.

Para evitar tudo isso, lembre-se de olhar para onde você quer que a moto vá (SOLUÇÃO). Olhar para obstáculos é o PROBLEMA! Olhe sempre para a SOLUÇÃO, jamais para o PROBLEMA.

Seu olhar tem que ser como a luz do farol da sua moto, ele não deve se fixar em nenhum ponto e sim avançar alguns segundos à sua frente, para onde você quer que a moto vá. Não desvie jamais o olhar do seu objetivo, especialmente no meio de uma curva.



Quando a curva permitir, olhe para onde você quer que seja o seu ponto de saída. Combinar o olhar com o contra-esterço, além de resultar em curvas redondas, reduz drasticamente os riscos de acidentes.


2 - NEGOCIANDO A ENTRADA DA CURVA
Para aproveitar ao máximo o espaço disponível e com isso aumentar o raio da curva, facilitando o seu contorno, nosso ponto de entrada é o lado externo da curva, isto é: se a curva é para a direita o ponto de entrada será o extremo esquerdo da pista de rolamento. No meio da curva está o ponto de tangência no extremo à direita. O ponto de saída, nesse caso, será no extremo à esquerda da pista de rolamento. Sempre que possível, visualizar o ponto de tangência da curva e fazer a entrada no lado oposto ao mesmo. Isto é, se o ponto de tangência está à sua esquerda você faz a entrada de curva no limite à direita e vice-versa. 
A velocidade de entrada, na curva, é fundamental para que ela seja feita da forma mais eficiente e segura possível. É preferível reduzir a marcha e entrar em uma velocidade mais baixa com o motor "cheio" e acelerar gradualmente a entrar numa velocidade alta e ter necessidade de reduzi-la "dentro" da curva.

A importância de subir as rotações do motor, antes de entrar na curva (através da redução de marcha), é para sua utilização como "freio motor" caso necessário. Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva. Assim, basta fechar a manete de aceleração que a moto reduzirá e inclinará ainda mais, ajudando na curva.

Outra providencia, em curvas mais rápidas, é transferir o centro de gravidade para o mais próximo do solo, para isso basta deixar de preguiça e passar o peso do corpo para a pedaleira/plataforma do lado interno da curva, aliviando a bunda no banco.

Depois de tudo o que foi falado, só podemos fazer uma única recomendação que poderá salvar sua vida: JAMAIS DESISTA DE UMA CURVA DEPOIS DE INICIADA. A partir do momento em que você tomou sua decisão vá até o fim. Se entrar rápido demais, feche a manete de aceleração e incline a moto mantendo o olhar para o ponto de saída da curva, sem se preocupar com a pedaleira raspando no chão e, principalmente, SEM OLHAR para os obstáculos: carros em sentido contrário, guard-rail, caminhão ao seu lado, acostamento, etc. Fixe o olhar no seu objetivo e acredite que você conseguirá. Utilize sempre o contra-esterço!

Bons passeios...





Pesquisa: http://heliorsilva.blogspot.com.br e sites especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário