quarta-feira, 19 de julho de 2017

Como limpar a mala de alumínio da sua moto.


Com o passar do tempo, ou após a realização de uma longa viagem, é comum haver uma diminuição do brilho da mala de alumínio da sua moto. Isso ocorre tanto pela incrustação de sujeira, como também pela oxidação do próprio alumínio.


Após realizar algumas pesquisas na internet, encontrei algumas dicas que gostaria de compartilhar com todos os amigos.

Limpeza das malas.

Para realizar a limpeza das suas malas de alumínio, utilize detergente neutro e aplique diluído em água com um pano macio. Após, esta etapa, lave as malas e enxugue. Lembre-se de não efetuar a lavagem das malas ao sol e que o alumínio deve estar à temperatura ambiente para não manchar.

Polimento das malas.

Efetue o procedimento de limpeza descrito acima e aplique um produto específico para polimento de alumínio. Existe no mercado o produto metal polisher, fabricado pela Würth, que apresenta excelentes resultados. Veja a mala de uma R1200GSA como estava com o alumínio fosco.

 
Utilizando um pano macio ou uma estopa de boa qualidade, aplique um pouco do produto de polimento e execute movimentos circulares sem fazer muita força. A medida que você for aumentando a área, vá acrescentando mais polidor em outra parte do pano, pois aquela que você utilizou ficará impregnada de sujeira e óxido de alumínio. Deixe secar a área por uns dois minutos e retire o material com um pano macio e limpo. O brilho voltará imediatamente.






Depois de polir todas as suas malas, aplique uma cera automotiva que possua silicone em sua formulação para proteger as malas das intempéries e dar durabilidade ao polimento. O resultado, com certeza, você irá gostar!
 

Retirada de riscos das malas de alumínio.

Muitas vezes, por algum acidente ou descuido, a sua mala de alumínio poderá ser arranhada. Há uma maneira de retirar esse arranhão, se não for muito profundo, ou minimizar aquele que danificou mais a sua mala. A sequência do trabalho é a seguinte: execute o procedimento de limpeza das malas conforme descrito acima; utilizando uma lixa d’água 600, faça movimentos circulares sobre a(s) área(s) afetada(s) e deixe a lixa sempre molhada; repita esse procedimento utilizando lixas, sempre novas, 800, 1.000, 1.500 e finalmente a 2.000. As três últimas lixas deverão ser utilizadas em toda a mala para deixá-la com a tonalidade uniforme no alumínio. Após essa etapa de lixamento, faça o polimento descrito acima. Muito cuidado para não aplicar muita força, durante o procedimento de lixamento, pois o alumínio é um metal relativamente macio e poderá ser danificado pelo excesso de força aplicado!

Dicas:
1 - O alumínio é um pouco difícil de limpar, porque muitos produtos de limpeza podem deixar manchas que nunca mais saem. Nunca use produtos que contêm ácido muriático, soda caustica, cloro, éter, acetonas e produtos como palha de aço e esponjas ásperas;
2 - Devido à propriedade do alumínio reagir com elementos alcalinos deve-se evitar o seu contato com produtos tais como argamassa, cimento, massa de reboco. Esses produtos podem manchar a sua mala e dificilmente você conseguirá removê-los; e
3 - Para as malas de alumínio pintadas, você pode utilizar o mesmo procedimento da pintura automotiva. Para a conservação, use cera de boa qualidade e para o polimento, utilize a massa de polir fina (nº2).

Tenho certeza que o resultado de todo esse trabalho vai impressionar você. As suas malas ficarão com cara de nova e valorização a sua bela máquina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário