No
post anterior, procuramos dar uma passada nas características e importância dos
óleos lubrificantes utilizados nas nossas motos. É verdade que tudo o que foi
falado, nesta pesquisa, é plenamente aplicável também aos carros.
Em
um motor, o óleo é o principal componente no processo de lubrificação, que
consiste basicamente na interposição de uma substância (óleo), para evitar ou
diminuir o contato entre as peças, reduzindo o atrito, para que possa proteger
e prolongar a sua vida útil.
O
segredo de um bom óleo para motocicletas de 4 tempos está
no balanceamento correto dos aditivos para atender aos conjuntos motor,
transmissão e embreagem úmida. Os períodos de troca são estabelecidos
pela quilometragem rodada (baseado em testes práticos dos fabricantes) ou
através de um prazo máximo. Isto significa que, se a motocicleta ficar
muito tempo sem ser movimentada, ou ter baixa rodagem, existe o risco de contaminação
do óleo por condensação de umidade e, por isso, os fabricantes determinam
um período máximo para troca do óleo.
Invariavelmente,
se você realiza a troca do óleo da sua moto em uma loja especializada nesse
produto e não na concessionária da sua motocicleta, vem a pergunta sobre qual a
marca ou tipo de óleo desejado.
Muitas
vezes, o funcionário da loja nos informa que existe um óleo de carro, com a
mesma classificação SAE e API e que custa muito menos do que o específico para
motos.Neste
caso, temos algumas considerações a fazer:
No geral, os óleos de motos 4T também servem para a lubrificação do motor,
transmissão e embreagem. É por isso que você somente deverá utilizar produtos específicos para motos.
Se ocorrer uma emergência / imprevisto e você tiver que colocar um lubrificante de carro, utilize o de viscosidade e API especificados pelo fabricante da sua moto e, assim que possível, troque o filtro e o óleo do motor por um 4T.
Se ocorrer uma emergência / imprevisto e você tiver que colocar um lubrificante de carro, utilize o de viscosidade e API especificados pelo fabricante da sua moto e, assim que possível, troque o filtro e o óleo do motor por um 4T.
Segundo
Celso Cavallini, coordenador de relações com fabricantes da Mobil,
“não há distinção entre óleos para motos de diferentes tipos, como as
speeds, customs, bigtrail e scooter, mas sim entre os fabricantes que podem
recomendar diferentes especificações”. Procure sempre utilizar óleo de boa
qualidade!
Com
o passar do tempo, há a tendência que o nível do óleo baixe um pouco, devido às folgas existentes no motor e à queima
parcial de óleo, na câmara de combustão, mesmo em motos novas. Assim,
enquanto não chega à hora da troca, devemos verificar o nível
e realizar o recompletamento, quando necessário.
Mesmo
utilizando o óleo correto e combustível de qualidade assegurada,
períodos de troca além do recomendado podem levar à
formação de borra, devido ao excesso de contaminação
com sugeria do lubrificante e ainda a sua oxidação, ocasionando danos internos ao motor.
Veja agora a correspondência de temperatura do ambiente e a capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE. Isso poderá ajudar muito a entender qual o óleo mais recomendado para o local onde você utiliza a sua moto.
Cuidados com a escolha do óleo do seu motor!
1 - Leia sempre o manual da sua moto. Todo fabricante faz a especificação da viscosidade do óleo a ser usado no motor e do API mínimo. Sendo assim, desde que você observe no manual a viscosidade do óleo a ser utilizada, você poderá, e até mesmo deverá, usar especificação superior do API. Nunca o contrário! Com isso, você irá proporcionar uma qualidade maior do lubrificante utilizado pelo seu motor.
2 - Lembre-se que a classificação API se refere ao desempenho do óleo, ou seja, a capacidade de manter sua viscosidade em situações extremas de uso (altíssimas ou baixíssimas temperaturas), em função dos tipos de aditivos existentes em sua fórmula. Esta classificação sempre se dá por duas letras. A letra S significa que é um óleo desenvolvido para motores a combustão (Spark - Faísca / Centelha), e a segunda letra se refere à classificação de desempenho. Quanto maior a letra, melhor a qualidade do óleo!
3 - Veja abaixo esse simples comparativo entre três tipos de lubrificantes específicos para motos, todos com viscosidade de 20W50:
Portanto, o Mobil Super Moto API SF e o CASTROL ACTEVO GP 4T API SF são "piores" do que, por exemplo, o Motul 3000 API SG (G é maior que F) que, por sua vez, é "pior" que o Yamalube API SL ou Lubrax Essencial API SL.
Veja agora a correspondência de temperatura do ambiente e a capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE. Isso poderá ajudar muito a entender qual o óleo mais recomendado para o local onde você utiliza a sua moto.
Cuidados com a escolha do óleo do seu motor!
1 - Leia sempre o manual da sua moto. Todo fabricante faz a especificação da viscosidade do óleo a ser usado no motor e do API mínimo. Sendo assim, desde que você observe no manual a viscosidade do óleo a ser utilizada, você poderá, e até mesmo deverá, usar especificação superior do API. Nunca o contrário! Com isso, você irá proporcionar uma qualidade maior do lubrificante utilizado pelo seu motor.
2 - Lembre-se que a classificação API se refere ao desempenho do óleo, ou seja, a capacidade de manter sua viscosidade em situações extremas de uso (altíssimas ou baixíssimas temperaturas), em função dos tipos de aditivos existentes em sua fórmula. Esta classificação sempre se dá por duas letras. A letra S significa que é um óleo desenvolvido para motores a combustão (Spark - Faísca / Centelha), e a segunda letra se refere à classificação de desempenho. Quanto maior a letra, melhor a qualidade do óleo!
3 - Veja abaixo esse simples comparativo entre três tipos de lubrificantes específicos para motos, todos com viscosidade de 20W50:
Portanto, o Mobil Super Moto API SF e o CASTROL ACTEVO GP 4T API SF são "piores" do que, por exemplo, o Motul 3000 API SG (G é maior que F) que, por sua vez, é "pior" que o Yamalube API SL ou Lubrax Essencial API SL.
Para facilitar o que foi dito anteriormente, veja a abrangência
da proteção do seu motor para cada tipo de classificação API no gráfico
abaixo. Repare que, quanto maior a segunda letra, maior será a proteção proporcionada pelo lubrificante em determinada área, lembrando que uma qualificação superior abrange os requisitos existentes em uma inferior.
Tendo todos esses cuidados, temos certeza que a sua máquina estará bem cuidada e fazendo com que você aproveite cada vez mais os seus passeios.
Tendo todos esses cuidados, temos certeza que a sua máquina estará bem cuidada e fazendo com que você aproveite cada vez mais os seus passeios.
Fontes
de Pesquisa: www.lubrificantes.net / www.motonline.com.br / sites da
Castrol, Havoline, Motul e Mobil.
Pela dica !
ResponderExcluirExcelente post!
ResponderExcluirParabéns pelo post amigo!Estava procurando informações sobre como escolher o óleo da minha motocicleta, uma Yamaha TMAX-530, onde o óleo do motor também lubrifica a transmissão. No meu caso a especificação é API ou superior 10w30 SG ou superior, norma JASO.Só ainda não sei o que significa norma JASO. Coloquei o Lubrax 10w30 API SL, norma JASO graças a sua valiosa informação.
ResponderExcluirÉ a rhonda fica tirando sarro dos concorrentes dizendo q de cada 10 motos 8 usam o Mobil... eu uso yamalube e nem sabia que era o melhor q Mobil.. ..kkkmm
ResponderExcluir