DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA
Durante o final de ano, é comum as pessoas realizarem viagens e algumas dicas de segurança são muito importantes de serem observadas.
Abaixo, você poderá ver alguns lembretes simples que farão com que sua viagem seja mais prazerosa e principalmente segura!
1 - Antes de viajar calibre adequadamente os pneus de sua motocicleta, em situação de utilização urbana, façam o mesmo, no mínimo, semanalmente.
2 - Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso, antecipe a troca do óleo antes de pegar a estrada. No caso da viajem ter uma distância a ser percorrida maior que a quilometragem programada pelo fabricante de sua moto para substituição do óleo, programe-se para efetuar tal troca durante a viagem. Lembre-se que o óleo da sua moto também vence por tempo de uso, no geral, seis meses.
3 - Nunca viaje por mais de 02 (duas) horas sem parar para descanso, promovendo um “alongamento” e aproveitando para completar o tanque de combustível, mantendo-o sempre cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente!
4 - Ao entrar numa rodovia, ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista, observando a condição de assim fazê-lo com segurança. Desta forma, você não fechará os demais veículos.
5 - Para sair de uma rodovia, diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível, não faça uma manobra brusca.
Mantenha sempre uma distância segura em relação ao veículo à frente. Lembre-se que, ao ultrapassar um caminhão ou ônibus, você poderá enfrentar um forte deslocamento de ar.
6 - Se o pneu furar numa ponte ou viaduto, ande com o pneu furado até o outro lado e pare em local seguro.
7 - Ande sempre atendo a possíveis manchas de óleo na pista, principalmente nas curvas ou ao parar em pedágios.
8 - Viajando à noite, em rodovia de pista dupla, trafegue em até 100 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.
9 - No início da chuva, fique atendo à condição de sujeira e óleo na pista, que aumenta a possibilidade de deslize.
Se for pilotar na chuva, “lave” a viseira do capacete de preferência com sabonete neutro ou detergente.
10 - Durante a chuva se permita sempre ver o “rastro” do pneu de sua moto na pista. Se não acontecer é porque sua moto está aquaplanando (boiando sobre um "véu" de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem.
11 - Lembre-se sempre que a sinalização horizontal (faixas pintadas nas rodovias), quando úmidas ou molhadas, diminuem o atrito dos pneus com o asfalto e podem causar perda de controle da moto, principalmente nas curvas. Evite sempre trafegar nestas condições sobre elas!
11 - Lembre-se sempre que a sinalização horizontal (faixas pintadas nas rodovias), quando úmidas ou molhadas, diminuem o atrito dos pneus com o asfalto e podem causar perda de controle da moto, principalmente nas curvas. Evite sempre trafegar nestas condições sobre elas!
12 - Mantenha sempre o farol da sua moto regulado. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas oferecem gratuitamente.
Segure o guidão com as duas mãos. Se necessitar retirar uma mão da manopla, sempre o faça nas retas e sob piso seco.
13 - Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas principalmente use para controlar as manobras dos outros.
14 - Nunca ultrapasse entre dois veículos (corredor) se eles estiverem em movimento. Só utilize o "corredor" quando os veículos estiverem parados na pista.
15 - Quando estiver viajando, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos.
16 - Sente-se em sua moto de forma confortável. Ande sempre com os equipamentos de segurança (capacete, luvas, botas, jaquetas com protetores e calças de tecido grosso) tanto para você quanto a sua garupa.
18 - Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses, há grande consumo de combustível.
19 - Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará a motocicleta "assentar" na pista. Utilize, sempre que possível, o contra-esterço.
20 - Verifique, rotineiramente, as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, e neblina (se tiver).
21 - Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para sua garupa.
22 - Se fizer tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso.
22 - Se fizer tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso.
Lembre-se sempre:
1 - A cada dia que passa tem aumentado o volume de motocicletas
em nossas ruas e, por consequência, tem aumentado também o numero de acidentes
com as motocicletas.
2 - Um dos motivos da elevada ocorrência de acidentes com as
motocicletas, em nosso país, é a falta de uma cultura consolidada no uso da
motocicleta.
3 - Movidos pela necessidade de transporte eficiente e de baixo
custo, muitos jovens compram suas motocicletas sem saber exatamente o que é uma
motocicleta e sem saber que terão em suas mãos um veiculo extremamente
perigoso, quando não utilizado de forma adequada.
4 - Essa é a dica mais importante para quem vai passar a
utilizar uma motocicleta. Nunca subestime essa característica. Não se deve subir
em uma motocicleta sem ter a consciência que se trata realmente de um veiculo
perigoso e que nos expõe a um volume muito grande de riscos. Por menor que seja
o acidente é impossível não ocorrerem consequências mais sérias.
Vejam abaixo os dados do Denatran sobre acidentes com motociclistas e reflita:
Tenham sempre uma
pilotagem defensiva...
Uma ótima viagem para você!
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