sábado, 20 de setembro de 2014

Dias 17, 18, 19 e 20 set – Parte 1 da 2ª Etapa da Rota dos Mouros


Dia 17 foi muito especial, pois a minha irmã estava também em Lisboa e aproveitamos para bater muito papo, além de passear por todos os pontos turísticos da capital Lusitana.


No dia 18, embarcamos de Lisboa para Milão pela TAP. Ao chegar, no próprio terminal do aeroporto, retiramos o nosso carro na Hertz. Inicialmente, tínhamos reservado um Punto, como não havia disponibilidade desse carro, fizeram um upgrade para um FIAT 500L, sem custo adicional. Muito bom o carrinho, além de muito espaçoso e econômico, fez a média de 19km/L com diesel.

Rumamos para Bórmio e ficamos no belo Miramonti Park Hotel. Aliás tudo é simplesmente lindo nesta cidade. Um capricho, tanto na natureza, quanto nas casas. Todas as varandas estavam com plantas floridas. Um colírio para os olhos.





Deixamos o dia 19 para conhecer o Passo dello Stelvio. Um paraíso dos motociclistas e ciclistas nos Alpes. Essa estrada maravilhosa liga a Itália até a Áustria. Já havíamos andado pela Califórnia 1, nos EUA, por Los Caracoles, no Chile, e pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Agora, poderíamos curtir todas as curvas deste passo, além de apreciar a bela vista dos Alpes Italianos. Pena que não estávamos de moto! 














Para o dia 20, uma bela surpresa nos aguardava. Além do tempo ter amanhecido bem melhor, a estrada para St. Moritz, na Suíça é das mais belas. Cada  curva, cada parte das montanhas, a vontade é de parar a  todo momento e tirar muitas fotos. As cidades são sempre muito bem cuidadas e a própria St. Moritz, ao lado do lago St Moritzersee, a 1.800m acima do nível do mar, é uma coisa de louco. O negócio não era só passar por lá e sim realizar, pelo menos, um pernoite para aproveitar melhor todos os encantos daquela cidade.










Abastecemos o nosso carro e continuamos com destino a Taino, província de Varese na Itália, às margens do Lago Maggiore. Já na estrada, mais uma surpresa. Descemos o Passo Del Maloja, ainda na Suíça, a 1.815m de altitude, situado no cantão dos Grisões, com um comprimento de 43 km e de uma beleza indescritível. Não é a toa que cruzamos por tantos motociclistas neste trecho, do qual nunca havíamos ouvido falar!







O vídeo abaixo mostra bem a beleza do Passo Del Maloja, na Suíça.

https://www.youtube.com/watch?v=MtyEjk7HdwI

terça-feira, 16 de setembro de 2014

16 set - Marvão para Lisboa de BMW R 1200 GS



Nosso último dia de moto, num delicioso passeio e que nos surpreende a cada dia pelas suas belezas...
Acordamos com 16ºC e a previsão de chuva para todo o dia. Até o momento, tínhamos pego bom tempo em todo o trajeto e esse seria o primeiro dia com tempo ruim...
Após o café, colocamos as nossas capas de chuva e já preparamos a moto sentindo alguns pingos. Descemos a serra bem devagar, aproveitando o visual lindo daquele lugar.
No início, pegamos apenas uma garoa, que ia se alternando com um pouco de sol. Parecia que a chuva forte estava por perto, mas não queria incomodar a nossa viagem. São Pedro estava sendo camarada!
A emoção começou a tomar conta, pois o nosso passeio estava terminando e tudo tinha saído conforme planejamos há quase um ano, mesmo com algumas incertezas, afinal, inicialmente, teríamos oito motos!
Domamos os nossos “medos” e preocupações de rodar em torno de 3.700km por países que, apesar da facilidade da língua, possuem costumes e leis diferentes da nossa.
A incerteza é um inimigo que para combatê-lo é necessário fazer um excelente planejamento, com a possibilidade de ter um “Plano B”.
Cruzamos várias cidadezinhas e lugarejos antes de pegar a A-23 em direção a Fátima. Pensávamos, inicialmente, em conhecer Óbidos, porém alteramos o nosso planejamento em função da forte chuva que pegamos já próximo a Fátima e que se prolongou até Lisboa. Foi para lavar a alma!
Já em Fátima, chegamos debaixo de muita chuva, mas tivemos a sorte de estar no Santuário bem no horário de rezar o terço. A emoção voltou a aflorar a pele... 




A entrada de qualquer grande cidade é sempre complicada e Lisboa não é exceção, ainda mais de baixo de chuva! Chegamos em segurança à MotoXplorers e fomos muito bem recebidos pelos nossos “primos” Carlos e Ricardo Azevedo e a querida Sonia. Eles nos presentearam com camisetas dessa competente empresa da Rota dos Mouros. Muito legal! 



Pegamos um táxi até a nossa “casa” em Lisboa, o Hotel HF Fênix Urban. O cansaço bateu forte, mas o prazer e o sentimento de vitória e satisfação foram muito maiores.
Reservamos o final do dia para começar a preparar as nossas malas para o 2º tempo de nossa viagem, pois dia 18, estamos indo para Milão e vamos rodar pela Itália, Suíça e França, além de rever nossos amigos em Taino, a Vera e o Edemir. 
Hoje, rodamos 276km de um total de 3.661km com a excelente, segura e confortável BMW R 1200 GS-LC.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

15 set - Salamanca para Marvão de BMW R 1200 GS

Tomamos o café da manhã às 08h e às 09h pegamos a estrada em direção a Cárceres.
Aliás, esta é mais uma linda cidade histórica da Espanha, muito arborizada e com diversos jardins e praças. O centro histórico é muito bonito, mas não é tão bem preservado como o de Toledo, Ávila e Salamanca.
Estacionamos a nossa moto em uma praça próxima ao centro histórico e fomos a pé conhecer os seus recantos cheios de histórias. 

Ao chegar a praça principal, notamos algumas pessoas que pareciam ir participar de alguma solenidade. Tinha até um militar com um chapéu bem engraçado e não muito comum da gente ver por aí!


Próximo a uma igreja, havia um rapaz cantando uma canção que mais parecia um lamento, mas que era muito bonita. Mais uma das diversas comemorações que presenciamos em nossa viagem!














Depois de andar um pouco pelas vielas da cidade, pegamos estrada novamente em direção a Portugal, hoje pernoitaremos  na cidade murada de Marvão, logo após a passagem pela fronteira. 
Na estrada, vimos várias criações de ovelhas, quase sempre de uma raça que possui o pelo bem claro, ficando “camufladas” em relação ao pasto. A gente tem que prestar muita atenção para perceber a presença desses animais no campo. Neste trecho da rodovia, vimos o último cartaz de touro estilizado, símbolo deste país, no alto de um morro. Realmente estávamos nos despedindo da belíssima Espanha!

Paramos para bater algumas fotos na placa indicativa de entrada em Portugal e já avistamos, lá no alto da montanha, os muros que da cidade de Marvão. Todas as suas casas são pintadas de branco e as ruas possuem um calçamento com pedras irregulares. A gente precisa ter bastante cuidado para não "comprar um terreno de moto" por aquelas bandas...



Na chegada ao hotel, parecia que a gente estava em casa. Ouvir a nossa língua novamente e contar com a simpatia dos portugueses, em um belo hotel, é muito bom.


Depois de trocar de roupa, fomos conhecer a pequena Marvão, muito bem cuidada por seus habitantes. Tem até internet coletiva aberta que pega em todos os pontos da cidade.






 
 











 




À noite, comemoramos a nossa viagem comendo um delicioso bacalhau ao forno, regado a um vinho verde na pressão. Não há nada melhor!!!


Amanhã, será o nosso último dia de moto e passaremos em Fátima para agradecer todas as bênçãos derramadas sobre nós.
Hoje, rodamos 320km.